RSS

FALECE LUNA DO PANDEIRO

Informamos com pesar o falecimento do companheiro LUNA DO PANDEIRO ocorrido no dia 06/11.

Luna foi integrante do Conjunto PRIMAS E BORDÕES cujo líder era o bandolinista Walter do Bandolim.

Luna era irmão do também já falecido Horácio Matheus, violonista 7 cordas que foi amigo do festejado violonista Dino 7 Cordas.

Walter Caetano (do Bandolim) compôs o choro “Compadre é para essas coisas” em homenagem ao pandeirista Luna, seu compadre.

Segundo Walter, o nome do choro nasceu de uma frase dita por Floriano Fernandes (já falecido), então cavaquinista do grupo, em certa ocasião, após uma apresentação do conjunto.

Luna, como de costume, carregava os instrumentos e reclamava muito, pois a “tralha” era grande.

No que Floriano imediatamente rebateu: “compadre é para essas coisas”! Este foi o fato que originou a composição.

Festa Junina em Itapema - julho de 1965 Da esquerda para a direita: Airton (violão), Acácio (cavaquinho), Luna (pandeiro), Walter (bandolim) e Horácio (violão 7 cordas).

 

Casa do Horácio e Maria Teresa Rua Carlos Gomes, 190, Campo Grande, Santos/SP em 31/12/1979 Luna no pandeiro, Jorginho do pandeiro executando o cavaqinho (irmão do Dino), Celsinho Silva no pandeiro (filho do Jorginho do pandeiro e sobrinho de Dino 7 cordas) e Horácio no violão 7 cordas.

 

Clube dos Portuários - abril 1964 Em pé, da esquerda para a direita: Zé de Barros (violão 6 cordas), Walter (bandolim), Horácio (violão 7 cordas).

Agachados da esquerda para a direita: Jumba (percurssão), Acacio (cavaquinho) e Luna (pandeiro).


2 Comments Add Yours ↓

  1. Renata Prada Matheus de souza #
    1

    Quero agradecer a matéria que foi colacada no blog sobre meu pai e o conjunto Primas e Bordões.Tenho certeza que ele ficaria muito contente.Obrigada.

  2. Rosemary Cortez Caetano dos Santos #
    2

    Grande amigo,parceiro e acima de tudo compadre do meu pai,Luna foi um grande músico e participou de muitos shows de artistas consagrados,integrando o conjunto “Primas e Bordões”,durante muitos anos.Valeu Luna!Fica com Deus.Descanse em paz.



Your Comment