RSS

HORA CERTA

“Relógio que atrasa não adianta”
                “dito popular”

Durante cerca de 60 anos a cidade sempre acertou seus ponteiros pelo velho relógio da Western Telegraph Company. A empresa, inglesa, começou suas atividades em Santos em 1873, inicialmente na Praça Azevedo Junior se transferindo por volta de 1914 para o prédio próprio construído na esquina das Ruas Tuiuti e Frei Gaspar, no chamado Largo Senador Vergueiro, permanecendo nesse local até o fatídico ano de 1973, quando o prédio da empresa foi demolido e o relógio desativado britanicamente no dia 25 de abril de 1973 ao meio dia em ponto.
Caro internauta, o início dos anos 1970 foi muito triste para a cidade, pois além do histórico relógio, foram abaixo também, o Parque Balneário, o Samba Danças e muito mais doído, a extinção dos bondes. 
O imponente relógio foi construído pelo relojeiro inglês Seth Thomas em 1889, trazido para Santos e instalado na torre do majestoso prédio da empresa Western Telegraph Company dando a hora certa para a cidade por quase 60 anos. A Empresa, em Santos, foi a responsável pelas instalações telegráficas da baixada santista tendo em vista o crescimento acelerado do porto e a sua importância para o desenvolvimento da cidade e do Estado.           
O relógio inglês, verdadeira relíquia histórica, foi desmontado, colocado em caixas de madeira e guardado nas dependências da Codesp, por quase 30 anos. Em 2006, por iniciativa de alguns órgãos privados e municipais, teve início a restauração do relógio que só terminou em 2010. Novamente esquecido, o histórico relógio, aguarda um novo local para a sua instalação que bem poderia ser já no próximo ano quando estará completando 100 anos de existência.
Senhor Prefeito e senhores vereadores a cidade merece e tem o direito de preservar suas tradições, sua cultura e seu passado.
O Clube do Choro de Santos, através de seu diretor Renê Rivaldo Ruas tomou a iniciativa de enviar solicitação ao vereador Douglas Gonçalves a respeito do Relógio da Western, que nos remeteu cópia de requerimento apresentado à Câmara Municipal e a resposta do alcaide Paulo Barbosa.
A cidade merece esse presente e tem o direito de resgatar esse importante marco de um tempo tão querido de seu povo. 
Abraços do Zé do Camarim !!!  


1 Comments Add Yours ↓

  1. Renê Ruas #
    1

    É isso. Esse também é papel do Clube do Choro. Lutar pela preservação da tradição e da cultura do povo santista. Ano que vem o
    relógio estará completando 100 anos de sua
    instalação(1914). Entendemos que o Poder Público poderia dar uma olhadinha com carinho nessa possibilidade que seja, a reinstalação do histórico relógio.



Your Comment