RSS

APRESENTAÇÕES CELEBRAM 60 ANOS DE CHORO DE IZAÍAS

Meus amigos, Izaías do bandolim completa 60 anos de Choro, um marco importantíssimo em sua vida. Nós, diretores e conselheiros do Clube do Choro de Santos, enviamos efusivos cumprimentos ao mestre compositor e instrumentista pela data, desejando muitos anos de vida e sucesso absoluto. Vejam os detalhes da apresentação que ocorrerá em São Paulo.

Abraços

Zé do Camarim                          

APRESENTAÇÕES NA PRAÇA DAS ARTES CELEBRAM 60 ANOS DE IZAÍAS BUENO DE ALMEIDA, DIA 29 DE SETEMBRO

Evento reunirá grandes nomes do choro e o grupo Izaías e Seus Chorões

Quintal Brasileiro, Lulinha de Alencar, Proveta e Toninho Carrasqueira serão as atrações do show que vai homenagear os 60 anos de carreira de Izaías Bueno de Almeida, além do próprio músico, com seu lendário grupo de choro Izaías e Seus Chorões. O evento acontece no dia 29 de setembro, domingo, às 16h, na Praça das Artes, ao lado do Theatro Municipal de São Paulo. A entrada é franca. A ocasião também contará com uma sessão de autógrafos do livro Chorando na Garoa ¬- Memórias Musicais de São Paulo, de José de Almeida Amaral Jr.

Com seis décadas de sucesso, Izaías, que sempre se espelhou no carioca Jacob do Bandolim, é um digno representante do choro paulista, de forte influência italiana, com um jeito mais sentimental de tocar, originário do bandolim napolitano. Suas frases e improvisos são arrebatadores. Oriundo do tradicional Conjunto Atlântico de Antônio Dauria, seu grupo é o mais antigo em atividade em São Paulo e é tido como referência por seu refinamento e qualidade musical, acumulando em sua trajetória inúmeras apresentações no Brasil e no exterior. Seus fundadores são os irmãos Izaías (bandolim) e Israel Bueno de Almeida, o Israel 7 Cordas (violão), que o criaram com o objetivo de preservar o gênero, conservando suas raízes. A formação atual conta ainda com Marco Bailão (violão de 6 cordas), Getúlio Ribeiro (cavaquinho) e Tigrão (pandeiro).

O livro relata a pesquisa do autor José de Almeida Amaral Jr. sobre como a Pauliceia e o choro construíram uma longa história de amor e cumplicidade. Considerado o primeiro gênero urbano nacional. Os primeiros conjuntos de choro surgiram por volta de 1880. “E São Paulo foi palco para músicos excepcionais. Criativos, inspirados e técnicos”, lembra o autor. José de Almeida Amaral Júnior é paulistano do Brás. Nascido em 1962, é professor universitário, economista, pós-graduado e mestre em Ciências Sociais. Estudou clarinete com o maestro Portinho na ULM – Universidade Livre de Música Tom Jobim do Estado de São Paulo. Foi membro da Sinfonieta de Sopros da ULM e do Coral Standards de Jazz, ambos sob regência de Roberto Marialva Bomilcar. Também atuou como coralista do Centro Cultural São Paulo.

SERVIÇO

PRAÇA DAS ARTES 60

ANOS DE IZAÍAS E SEUS CHORÕES

Shows: Izaías e Seus Chorões, Quintal Brasileiro, Lulinha de Alencar, Proveta e Toninho Carrasqueira.

Lançamento do Livro: Chorando na Garoa – Memórias Musicais de São Paulo

Praça das Artes Avenida São João, 281 – Centro – São Paulo. Dia 29 de setembro, domingo, a partir das 16h, grátis.

Mais informações à Imprensa Assessoria de Imprensa do Theatro Municipal (11) 3208-5681 Elisabete Machado emachados@PREFEITURA.SP.GOV.BR Ana Clara Gaspar acgaspar@PREFEITURA.SP.GOV.BR Josi Monteiro

 


Your Comment