RSS

Dia 13 de Fevereiro de 1988 falecia Radamés Gnattali

Dia 13 de Fevereiro de 1988 falecia um grande compositor e arranjador.
Radamés Gnattali (1906-1988) foi um dos mais importantes compositores brasileiros para violão.
Infelizmente, em sua época, não conseguiu apoio necessário para o acesso ao mundo da arte culta.
Chegado ao Rio de Janeiro quase na mesma época que Getúlio Vargas assumiu a presidência da República (1930), Radamés pretendia seguir uma carreira de pianista de concerto, não sendo bem sucedido.
Radamés então acabou se tornando o principal arranjador da geração pós-Pixinguinha, responsável, por exemplo, pela parte orquestral da gravação da música Aquarela do Brasil de Ary Barroso.

 


O sucesso de seu trabalho como arranjador foi fundamental para forjar a sonoridade da música popular brasileira.
Além de ser um dos mais importantes arranjadores brasileiros, Radamés sempre foi também um compositor competente, com diversas obras sinfônicas e camerísticas.
Entre suas composições estão diversas obras para violão, inclusive alguns concertos para violão e orquestra.
A obra para violão de Radamés, solo ou camerística, já foi registrada em diversas gravações, com destaque para o trabalho de Vitor Garbelotto, que fez uma reunião de todas as mais importantes composições do autor.


1 Comments Add Yours ↓

  1. Marcello Laranja #
    1

    Perfeito meu caro Zé do Camarim, Radamés era tudo isso e muito mais, ele e Pixinguinha os responsáveis pelos mais fantásticos arranjos de orquestra já feitos no Brasil em meio século de atividade musical. Pixinga com os seus Diabos do Céu e Radamés à frente da Orquestra Victor Brasileira, desfilaram talento e sensibilidade mostrando pro mundo o que é a verdadeira Música Popular Brasileira…!

    Abraços

    Marcello Laranja



Your Comment