RSS

Um presente do passado com o Conjunto Nostalgia

Julinho Bittencourt

Uma excelente dimensão da música que toca e dos talentos que existem dentro do Recanto da Seresta está no disco “Do Passado, Um Presente Pra Você”, do Conjunto Nostalgia, com a participação de vários cantores, entre eles Dorival de Paiva Loureiro, morto recentemente. O disco, produzido pelo Carlos Alberto Rodrigues (Cadinho) e com produção musical do próprio Dorival e arranjos de Carlos Jair, é um resumo muito bem produzido, gravado e executado do que acontece de melhor nas rodas e serestas do bairro do Marapé, em Santos e, particularmente, nas tardes de sábado, lá no Recanto.

Com várias serestas e choros, o disco reúne canções conhecidas desde sempre do grande público, como “Gente Humilde”, bonita melodia do violonista Garoto que ganhou letra de Chico Buarque e Vinícius de Moraes na década de 60, lindamente interpretada pelo Dorival; “Negue”, de Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos, na voz e na excelente interpretação de Nilberto; “Sábado em Copacabana”, de Dorival Caymmi e Carlos Guinle, também com ótima regravação de Adilson. Este, inclusive, é um dos grandes sucessos dos sábados lá do Recanto.

O repertório do disco oscila entre serestas e sambas tradicionais, como “Feitio de Oração”, de Noel Rosa, muito bem cantada por Denis e “Volta”, de Lupicínio Rodrigues, interpretada de forma comovente por Solange, até outros sambas mais modernos, como “Canto das Três Raças”, auge da apresentação da ótima Léa, uma das divas da seresta. O time das mulheres, muito bem representadas, se completa com Lurdeka, que vibra e reinventa de forma linda e moderna o clássico “Não Deixe o Samba Morrer”, de Edson e Aluisio. Noel Rosa aparece ainda em mais duas interpretações excelentes. Carlinhos com “Três Apitos” e Mendes Ferreira com “Pra Que Mentir”, esta parceria de Noel com Vadico.

O disco traz também alguns achados de outros tempos. Canções que injustamente não fizeram tanto sucesso, mas que mereceram um resgate. Um destes exemplos é “Ela Hoje é Diferente”, de Adelino Moreira e Getúlio Alves, na límpida e excelente voz de Carlos Jair.

Pra arredondar ainda mais o todo, “Do Passado, Um Presente Pra Você” traz ainda duas ótimas faixas instrumentais de Jacob do Bandolim. A primeira delas é “Nostalgia, com Monteiro. A outra é “Benzinho”, de Jacob com letra do poeta Hermínio Belo de Carvalho.

O disco traz o acompanhamento do Conjunto Nostalgia, que é basicamente o mesmo que se apresenta nas tardes de sábado no Recanto da Seresta. O grupo é um pedacinho do que há de melhor na música da nossa região. Ao lado do Dorival e de todos os cantores realizaram um projeto apaixonado e simples. Um verdadeiro documento de um tempo que, apesar de todas as transformações inevitáveis do entorno, insiste em permanecer vivo num cantinho da cidade.


Your Comment