RSS

Rádio Record, a maior

Clique para ampliar

Por Thais Matarazzo

Com certeza muitos vãos estranhar o título dessa matéria, mas explicamos, a Rádio Record de São Paulo até meados da década de 1960 tinha por slogan “A Maior”, tal sua popularidade e qualidade na programação.

A Record foi fundada por Álvaro Liberato Macedo e teve suas primeiras transmissões, de modo irregular, em 1928. Até que o Dr. Paulo Machado de Carvalho, Jorge Alves lIma e João Baptista do Amaral adquiriram a rádio, que estava em péssimas condições.

A Record entrou no ar oficialmente em 11/6/1931. Sue primeiro prefixo foi PRAR, depois PRB-9. o primeiro fato marcante foi que enquanto as outras emissoras executavam somente músicas eruditas e finas, a Record inovou e passou a destacar a música popular, bem mais ao gosto da população.

Durante a Revolução de 1932, a Record foi considerada a “voz da revolução”, os locutores que lideraram a programação foram Nicolau Tuma e César Ladeira, que ficou mais conhecido nacionalmente. As manifestações na capital paulista exigiam o retorno à autonomia estadual. Porque até então quem comandava a política nacional era o chamado partido Café com leite, membros das aristocráticas famílias de São Paulo e Minas Gerais.

Já na década de 1950, para que se tenha à força da Rádio Record, o seu elenco era enorme e expressivos, radialistas de primeira linha entretinham diariamente seus ouvintes espalhados pelos quatro cantos do Brasil. Entre os artistas contratados destacamos: Isaura Garcia, Vicente Leporace, Demônios da Garoa, Adoniran Barbosa, Sônia Ribeiro, Blota Júnior, Elza Laranjeira, Neyde Fraga, entre outros.

Foram décadas de ouro do rádio paulista. A partir da década de sessenta as rádios brasileiras perderam espaço e publicidade para a televisão que já ganhava popularidade. A rádio deixou de ser artística e se tornou jornalística.

Na década de 1990 a emissora passou para as mãos de um grupo evangélico.


Your Comment