RSS

RIO-SANTOS BOSSA FEST 2016

RIO-SANTOS BOSSA FEST 2016 (1)O objetivo principal do “Rio-Santos Bossa Fest 2016” é trazer entretenimento para o público da região, através de um estilo que é um dos principais alicerces da música popular brasileira, que é a Bossa Nova.
De forma acessível e com entrada gratuita, o público será incentivado a se integrar à música e ao ritmo, promovendo uma agradável confraternização entre os participantes.
O Festival será dividido em dois dias, com 4 atrações no total, sendo duas apresentações por dia, todas brasileiras, de artistas de alto gabarito e reconhecidos no exterior, das cidades do Rio de Janeiro, considerada como o berço da Bossa Nova e de Santos, mostrarão com muita propriedade um repertório especial de canções de grandes compositores e intérpretes do gênero.  

Acontecerá nos dias 24 e 25 de janeiro de 2016, no Teatro Guarany, localizado no Centro Histórico de Santos.
As atrações: palestra “Caminhos Cruzados: João Gilberto e Tom Jobim” com o Zuza Homem de Mello, musicólogo, jornalista e produtor musical e os shows musicais de Rita Lima & Banda, Sonia Rocha Willcox & Banda, tendo como convidada especial Kika Willcox e o grupo No Olho da Rua ao lado da cantora Cris Delanno.
Além de levar ao público o melhor da produção brasileira da Bossa Nova, o Festival também irá fazer parte das comemorações do Dia Nacional e Municipal da Bossa Nova, comemorados sempre em 25 de janeiro.

A data que celebra o Dia Nacional da Bossa Nova foi criada através da Lei federal no. 11.926, de 17 de abril de 2009, inspirada no dia de nascimento de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, dia 25 de janeiro.
Em Santos, foi instituída através de Lei Municipal no. 2.972, de 14 de março de 2014, num pedido do nobre Vereador Douglas Gonçalves, que incluiu no Calendário Oficial do Município a “Semana da Bossa Nova”, comemorada sempre de 19 a 25 de janeiro.

A Bossa Nova que pode ser definida simplesmente como a forma de execução do samba (harmonias, arranjos, acordes, colocações vocais, seleção e comportamento instrumental), teve seu marco inicial em 10 de julho de 10958, quando o cantor e violonista João Gilberto gravou o 78 rpm “Chega de Saudade”, composição de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, no estúdio da gravadora Odeon, na Cinelândia, no Rio de Janeiro.
Historicamente e com vários registros documentais, constata-se que quase ao mesmo tempo em que nascia o gênero no Rio de janeiro, a cidade de Santos também cultivava centros criativos para que compositores se manifestassem dentro do mesmo ambiente cultural e musical.

As cidades do Rio de Janeiro e Santos andaram juntas no desenvolvimento do gênero, o que o público em geral desconhece. Além de compartilhar este desenvolvimento musical, as cidades compartilham cultura, hábitos, costumes e geografia muito similares.
A proposta do Festival é trazer ao público santista o encontro e o intercâmbio de músicos, compositores, intérpretes e artistas locais com os da cidade do Rio de Janeiro, onde a Bossa Nova nasceu.


Your Comment