RSS

FALECE O VIOLONISTA NAVIR HENRIQUE DE AMORIM

NaviDa esquerda para a direita:
Alfredo do violão – Cacique no violão tenor – Zezinho do acordeon, Pedro do pandeiro e Navir Henrique de Amorim no violão. Essa foto é da década de 50 tirada no famoso programa dominical infantil “Dindinha Sinhá”, de Alayde Camargo.
Faleceu ontem 07/04/2014, aos 88 anos, em Santos/SP, o violonista Navir Henrique de Amorim. Barbeiro de profissão era um veterano violonista de choro e seresta. Foi um dos responsáveis pela parte musical dos programas infantis da Rádio Atlântica de Santos.
A cidade de Santos sofre grande perda de sua memória musical. O violonista Jorge Maciel, diretor artístico do Clube do Choro expressa seu sentimento: “Tentamos gravar o depoimento do Navir, mas ele preferiu permanecer no anonimato. Dizia modestamente não ter muito pra contar. Porém o Clube do Choro de Santos sempre reconheceu sua importância no cenário e tradição de nossa música. Assim fica aqui nossa homenagem e agradecimento ao grande Mestre Navir que tão bem representou nossa música e nossa gente do choro e da seresta” (sic).  
O programa Dindinha Sinhá, do qual Navir participou ativamente é considerado precursor dos programas infantis que hoje povoam as nossas TVs. O Teatrinho de Brinquedos abrigava nas tarde de domingo os talentos precoces de jovens artistas santistas.
Primeiro na Rádio Clube de Santos (PRG4), no Cassino Miramar (Av. Conselheiro Nébias com a praia). Depois o programa migrou para um dos salões da Sociedade Humanitária, onde funcionava provisoriamente a Rádio Atlântica de Santos (PRG5 – A Voz do Mar), enquanto esta aguardava a construção da sua sede definitiva.
Alcançou tamanha repercussão que em meados dos anos 50, para atender a um público crescente, o programa teve que ser transferido definitivamente para o Teatro Coliseu.
Grandes talentos foram revelados por Dona Alayde, todos ainda na infância. Zinomar Pereira, Newton Souza Telles, Brites Quaresma, Gregh Filho, Iracema Gomes, Norma Aires, Áurea Domingues, entre tantos outros.
A Diretoria Executiva e os membros Conselheiros do Clube do Choro de Santos externam seus votos de condolências aos familiares.


Your Comment