RSS

EM HOMENAGEM AO DIA DO RÁDIO – 25 DE SETEMBRO

UM POUCO DA HISTÓRIA DA “PRG-5″, A RÁDIO ATLÂNTICA DE SANTOS

Trata-se da segunda emissora de rádio – a primeira foi a Rádio Clube de Santos (PRB-4) – fundada na nossa cidade a 26 de maio de 1935 por Carlos Baccarat. Este mesmo Baccarat que um dia batizou artisticamente Hildinha Campos, a fantástica “Leny Eversong”…!
Há, todavia, outro registro a respeito da data de fundação, 23 de dezembro de 1934, conforme matéria publicada na revista santista “Flama” na edição de dezembro de 1943…!                
Com o prefixo PRG-5, teve sua primeira sede nas dependências do saudoso e lendário Parque Balneário Hotel no Gonzaga. Tempos depois mudou-se para o prédio da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos – onde, coincidentemente, o Clube do Choro de Santos, há alguns anos, também teve sua sede – na Praça José Bonifácio, no centro…! 
Já na década de 40, mais precisamente em 1943, transferiu-se para a Praça Corrêa de Melo, esquina com a Rua Itororó. Ali concentrou a administração, estúdios, discoteca, transmissores, além do lendário auditório por onde passaram figuras exponenciais da história da Música Popular Brasileira, dentre eles, Orlando Silva, Lamartine Babo, Aracy de Almeida, Wilson Batista e Eramo Silva (Dupla Verde e Amarelo), Francisco Alves, Silvio Caldas, Carmen Miranda, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves, Vicente Celestino, Grande Otelo, Gregório Barrios, Dalva de Oliveira e o “Velho Guerreiro”, Abelardo Barbosa, o Chacrinha, uma das maiores bandeiras da história do rádio brasileiro…!
A Atlântica veio à luz em razão do apogeu do café em Santos onde militava destacadamente a família Baccarat. Interessante ressaltar que, embora a cidade jamais tenha plantado um pé de café somente, foi uma das mais importantes no cenário nacional na produção, consumo e exportação do produto…! Esses fatos, além de outros, obviamente, contribuíram sobremaneira para o aumento da audiência da emissora que atingia seus objetivos com notório brilho…! Seria, talvez, guardadas as devidas proporções, a nossa “Rádio Nacional” da época.
Foi responsável pela formação de uma estupenda geração de grandes radialistas – o rádio fervilhava nessa ocasião – dentre eles, locutores, narradores, cantores, comediantes, animadores, arranjadores e radioatores, muitos dos quais obtiveram projeção nacional, tendo na figura de Armando Rosas, talvez, seu maior destaque…!
Dentre inúmeras figuras da “G-5″ mencionamos algumas, até por que seria impossível nominá-los todos, mas, apenas para que o leitor tenha uma pequena ideia do que foi aquela magnífica geração lembramos, independentemente de ordem de nomeação ou importância, em ordem alfabética, os nomes de Antonio Guenaga, Aristóteles Ferreira, Armando Rosas, Carlos Baccarat, Cherubim Correa, Dindinha Sinhá, Edmundo D. Pinto, Ernani Franco, Gentil Castro, Heleninha Costa, Ibrahim Mauá, José A. Valentim, José L. Baccarat, Jovino Mello, Leny Eversong, Nelson Batista Campos, Rosinha Mastrângelo, Rubens Peniche, Ruy Mello, Vicente Leporace, Xisto Guzzi, Zico Mazagão, dentre outros.
No final da década de 70 mudou-se para Rua Grei Gaspar n. 100; porém, a esta altura, a emissora já enfrentava sérios problemas financeiros e começava, paulatinamente, a decair, aliás, assim como o rádio que deixara saudades das brilhantes e glamurosas décadas de ouro (30, 40 e 50)…! Ali mantinha somente administração, estúdio e técnica. 
Usou durante muitos anos o slogan de “A VOZ DO MAR”…!
Atualmente a Rádio Atlântica de Santos tem sua sede na Avenida Pedro Lessa, 1640, sala 809, no bairro Aparecida, operando em AM 590 KHz com o prefixo ZYK-534.
Abraços
Zé do Camarim


Your Comment