RSS

I JORNADA DE ESTUDOS DO CHORO E MUSICALIZAÇÃO INFANTOJUVENIL

A I Jornada de Estudos do Choro e Musicalização Infantojuvenil será um evento realizado no dia 17 de Abril, dentro das comemorações do Dia Nacional e Municipal do Choro, que visa auxiliar na formação continuada de profissionais para o uso do estilo musical “Choro” como ferramenta de trabalho e expressão; incentivar o estudo, o desenvolvimento e a aplicação de novas metodologias nas diversas áreas de atuação do Educador Musical Infantojuvenil; provocar o senso crítico de profissionais e estudantes em relação a questões educativas, inclusivas e sociais, históricas, culturais e profissionais no âmbito da Musicalização Infantojuvenil e estimular a pesquisa científica básica e aplicada na área.
Esta edição será realizada pela Universidade Católica de Santos em parceria com o Clube do Choro de Santos-OSCIP e terá coprodução do curso de Licenciatura em Música da UniSantos e apoio da Pró-Reitoria Comunitária.
Público Alvo:
O público alvo da Jornada são estudantes das modalidades presenciais, docentes e profissionais interessados no processo de ensino e aprendizagem de música, professores da rede pública e privada de ensino, voluntários e/ou pessoas que trabalham e/ou usam a Música como ferramenta de trabalho em seus nichos de atuação.                   
Programação
Dia 17 de Abril
19h00 – “Raízes e Contemporaneidade do Choro – De Callado a Hamilton de Holanda”
Resumo: A oficina tem por objetivo abordar os aspectos históricos e contemporâneos da linguagem do choro e sotaques brasileiros desse gênero musical, desde o nascedouro aos principais expoentes, de Joaquim Antônio da Silva Callado Júnior ao atualíssimo e inovador bandolinista Hamilton de Holanda.
Ministrante: Marcello Machado de Campos Laranja – pesquisador de Música Brasileira e Presidente do Clube do Choro de Santos.
Público alvo: estudantes do “Curso de Licenciatura de Música”, estudantes de música em geral, professores e pessoas da comunidade.
20h00 – Exibição de matéria do programa “Para Todos da TV Brasil” e apresentação do projeto “Choro e Cidadania” como instrumento de Inclusão Social, seguido de Palestra e Apresentação Musical: A metodologia aplicada ao “Choro” como ferramenta de Ensino e Musicalização Infantil e A Prática do Choro: o aprendizado musical na Roda de Choro
Local: UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS – Av. Conselheiro Nébias, 300– Santos, SP – Campus Dom Idílio, Auditório 201.
Resumo: Nesta oficina serão contadas as experiências de musicalização infantil desenvolvidas com os alunos da “Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas”, relacionando o desenvolvimento destes com o primeiro gênero musical urbano genuinamente brasileiro.
Participação do Educador Social Luiz Fernando Costa Ortiz, Diretor da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas e do Diretor Administrativo Financeiro Ademir Antonio Gargiulo Soares.
A apresentação musical traz os resultados das atividades desenvolvidas pelo Clube do Choro, com a “Prática de Choro: o aprendizado musical na roda”.
Esse projeto tem a Coordenação Pedagógica do Prof. William Dias Silva e conta com a participação de diretores, monitores e membros da comunidade. Ao longo de dois anos de atividades, foram desenvolvidas oficinas e uma série de atividades coletivas de instrumentos voltadas musicalização infantil.
Além de uma breve apresentação sobre o projeto e seus desdobramentos, o grupo apresentará um repertório de choros tocados coletivamente, recuperando assim um pouco da memória da música instrumental brasileira e de grandes compositores do gênero.
Os arranjos característicos de alguns choros serão demonstrados, com exemplos que evidenciam as sonoridades do bandolim, flauta, cavaquinho, violão e pandeiro, como instrumentos típicos da formação de um conjunto regional de choro.
Ministrante: Prof. William Dias Silva – Músico e Educador Social
Participação da turma avançada dos alunos da “Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas”, que funciona no Mercado Municipal, em parceria com a Prefeitura de Santos.
Público alvo: estudantes do curso de Licenciatura em Música, estudantes de música em geral, professores e pessoas da comunidade.
Serão emitidos certificados aos participantes.


Your Comment