RSS

PERÁCIO DA TIMBA

Pois é meus caros, mais um grande amigo e parceiro partiu, desta vez foi o Perácio da timba, grande ritmista e frequentador das lenhas aqui da baixada. Ora no boteco do Tio Pedro, ora no “Galinheiro”, ora no Q-Frango, enfim, onde houvesse uma roda e tivesse brecha pra tocar, lá estava ele…! Baixinho, magrinho, franzino, todavia, grande na arte de batucar.
O conheci há muitos anos trabalhando no Caiçara Clube, ele era garçom na época, eu ainda era bem garoto, não deveria ter mais do que dez ou onze anos de idade, não mais que isso, mas já andava por lá jogando futebol com a molecada no primeiro campo de “society” – na ocasião não se usava essa nomenclatura – que apareceu por aqui. Eram sete contra sete, seis na linha e um no gol. Isso lá por volta de 1963 – 1964.         
Pois bem, algum tempo depois, isso já na década de 70, reencontrei-o trabalhando no Juazeiro, um bar que existia no centro de São Vicente, bem na esquina da Jacob Emerick com a Padre Anchieta, onde havia uma roda de choro de primeira e a casa servia, além da cerveja gelada, alguns petiscos, bem na linha das famosas “Casas do Norte”. Foi lá também que, nessa mesma época, conheci o Monteiro do bandolim.
Perácio era bom percussionista, tocava timba com prato e chimbal, que nem Piolho e Joel, todos eles aprimoraram a forma convencional de bater a vassourinha na madeira, isso, obviamente, depois de Joãozinho Parahyba batizar o instrumento de “timbatera”. Era também conhecida como “timba-de-bunda”, por causa da maneira de tocá-la, o músico, praticamente, sentava em cima do instrumento, por isso o apelido. Mas, segundo os relatos históricos, o primeiro a aparecer com esse instrumento aqui na baixada foi Valtão na década de 50. Quem o conheceu dizia que o cara era bom, era fera mesmo…!  
Mas, assim como Valtão, Perácio também era bom, era fera, dominava seu instrumento como poucos, acostumado a tocar com os chorões, tinha aquela batida clássica, tocava baixo, era educado duas vezes, familiar e musicalmente…!
Na foto em anexo, como integrante da velha guarda do Choro, o vemos exibindo seu diploma como um dos homenageados do Clube do Choro de Santos em 2010…!
Aqui nossa modesta homenagem póstuma ao amigo falecido que agora descansa em paz ao lado do Criador.  
Abraços
Zé do Camarim


Your Comment