RSS

A MÚSICA POPULAR NO RÁDIO PAULISTA (1928-1960)

UM LIVRO DE THAÍS MATARAZZO
“A Música Popular no Rádio Paulista, 1928-1960″ é o título da obra que resgata a memória da música brasileira e dos artistas da canção nacional que passaram pelos microfones da Rádio Record. Trata-se de uma saudosa recordação aos chamados “Anos Dourados”, quando as famílias tinham como principal diversão o Rádio. O livro revive a época em que nomes como Vassourinha, Isaura Garcia, Déo, Mário Zan, Elza Laranjeira, Conjunto Regional do Armandinho Neves, Demônios da Garoa, Neyde Fraga, Roberto Amaral, Cascatinha e Inhana, Esterzinha de Souza, Norma Avian, Vagalumes do Luar, Roberto Luna, Leila Silva, Duo Brasil Moreno, dentre tantos outros, eram ouvidos por todo o Brasil e faziam sucesso divulgando o nosso cancioneiro.

A autora ainda reforça sua obra com a seção de anexos, que traz curiosidades sobre o Radioteatro Manuel Durães, homenagens prestadas a Vicente Celestino pelo povo paulista, os 100 anos do choro em São Paulo, entre outros temas. Este estudo foi o tema do trabalho de conclusão de curso de Jornalismo – Comunicação Social, em 2011, de Thais Matarazzo. Agora adaptado para livro, chega às mãos dos leitores, estudiosos da área, colecionadores e curiosos. Enfim, o volume aborda um tema inédito e tão pouco explorado no mundo da literatura que é a trajetória do rádio paulista, sua música e seus personagens.
Sobre Thaís Matarazzo
Paulistana, jornalista, pesquisadora musical e escritora. Pesquisa as memórias da “Era de Ouro do Rádio Brasileiro” desde 1999. Tem artigos sobre o tema publicado em diversos periódicos especializados, entre os quais, a “Revista do Arquivo Público e Histórico de Rio Claro” e “Revista de Cultura Artística de Piracicaba”. Também produziu 14 monografias inéditas. Durante o ano de 2012 viajou por diversas cidades do interior paulista e fluminense apresentando o projeto cultural (palestra + exposição) “Memórias da Música Portuguesa no Rádio Brasileiro, 1930-1960″. É autora dos livros: “Irene Coelho, uma brasileira de coração português”, 2011; “Salomé Parísio, o Rouxinol do Norte”, 2012 (parceria); “A Dinastia do Rádio Paulista”, 2013, parceria com Valdir Comegno.
Editora: ABR Ano: 2013


2 Comments Add Yours ↓

  1. Marcello Laranja #
    1

    O livro está sensacional, uma bela viagem pelos anos dourados do rádio, figuras exponenciais que fizeram parte desta história magnífica tão bem contada pela autora Thais Matarazzo, jovem pesquisadora e grande entusiasta do assunto Música Popular Brasileira…! Parabéns.

  2. 2

    Obrigada, Marcello! Bjos.



Your Comment