RSS

Novo Diretor do Clube do Choro Ganha Concurso

 

 

 

Há exemplos que fortalecem a crença de que a música tem uma força que interfere em todo o mundo a nossa volta e que esta força pode ter um caráter físico, visível e audível e até mesmo, místico.
Sobre a ação da música em benefício da memória existem estudos de que a música pode favorecer a memória, evocando lembranças do passado.Quando se ativa a memória através da música transmite-se o pensamento de que a senescência é um período propício à recordação. Assim, o idoso reconstrói experiências do presente e passado. Esta memória advém de um trabalho em que o prazer da música suscita o inconsciente a trazer material ao consciente.

 

É nesse contexto que apresentamos o simpático compositor Plácido Felix Pereira Junior, nascido em Lins/SP e radicado em Santos/SP, vencedor do concurso que escolheu o Hino em Homenagem ao Idoso de Santos (1), que nos concedeu esta rápida entrevista para o blog do Clube do Choro de Santos. Acompanhem a entrevista e vejam ao final a letra e cifra da música.

Luiz Pires – Você é Linense de nascença e santista de coração ? Quando você veio para Santos e onde você estudou música?

 Plácido – Já faz dez anos que estou em Santos e realmente me sinto muito bem aqui. Minha formação musical teve início no violão clássico no Conservatório em Lins. Depois passei para guitarra e estudei Jazz em Campinas. Quando mudei para Santos iniciei meus estudos no Violão de Sete Cordas na Escola Simonian e atualmente tenho aulas com o grande mestre Luizinho 7 Cordas em São Paulo.

Luiz Pires – Como você se envolveu com o Choro ?

 Plácido – Na verdade, eu sempre apreciei o choro porque tem uma sonoridade única e completa com poucos instrumentos. No entanto, nunca tive oportunidade de tocar porque o pessoal da minha geração preferia ouvir outros estilos de música. Já aqui em Santos existe uma “legião” de chorões que me acolheram, sendo muito pacientes com os novatos – então estou aproveitando esta oportunidade para aprender e também me expressar.

Luiz Pires – Conte-nos sobre a música que você compôs para o concurso que escolheu o Hino em Homenagem ao Idoso de Santos. O que lhe inspirou, qual foi a idéia, como você desenvolveu o tema ?

Plácido – A música foi feita especialmente para o concurso promovido pela Secretaria de Cultura. Quando fiz uma pesquisa preliminar sobre o tema, constatei que as poesias e textos a respeito dos idosos sempre tinham um caráter que ressaltava as incapacidades do idoso e não suas habilidades - era o idoso pedindo desculpa porque não podia mais acompanhar os filhos e netos, o idoso com problemas de memória, doente, etc… – achei que o caminho não era esse. Então resolvi me inspirar nessas figuras que conhecemos e que são exemplos de vida para todos nós. A partir daí eu desenvolvi o tema.

Luiz Pires – Que mais você pensou ?

Plácido – Pensei também em outras limitações – se os idosos irão cantar a música, não pode ter frases e nem palavras longas – deve, ainda,  ter muitos pontos para os cantores respirarem. Também a tessitura deve ser limitada para a melodia ser cantada sem esforço. Bom, o resultado foi essa música, que tive um prazer imenso em compor e agora está imortalizada por ter sido escolhida nesse concurso.

 Luiz Pires – Você acompanha o que tem sido feito na MPB em geral. Tanto para idosos, quanto para outras faixas etárias … tem algo que chama a tua atenção ?

 Plácido – Eu realmente sou bastante eclético – não tenho nenhum tipo de preconceito com relação a nenhum intérprete ou estilo. Alguns trabalhos me agradam e outros nem tanto. O que me chama a atenção são crianças interessadas em aprender a tocar música visando a linha instrumental, inclusive o choro. Portanto, parece que esse tipo de música está ganhando espaço.

 Luiz Pires – Você vem do interior do Estado. Como está o movimento do Choro no interior ?

 Plácido – Na minha terra é difícil encontrar chorões, a maioria dos meus colegas músicos se deslocou para os grandes centros em busca de melhores oportunidades. Mas recentemente estive no festival “Chorando Sem Parar” em São Carlos e conheci muitos chorões do interior fazendo um trabalho sólido e com a dedicação que o choro exige.

Luiz Pires – Você implantou o uso do Tablet (2) na roda de choro, organizando suas partituras … de onde você tirou esta idéia ? É verdade que você irá cuidar da diretoria de informática do Clube do Choro de Santos ?

Plácido – Como chorão novato que sou, ainda não consigo tocar sem as partituras. E o universo do choro é muito grande, tenho umas 200 partituras e sempre aparece alguém querendo tocar alguma música que eu ainda não tenho. Então, para ficar mais prático, digitalizei as partituras e não preciso ficar carregando aquelas pastas… Outra vantagem do Tablet é que ele tem iluminação própria, facilitando o trabalho de palco. A respeito da minha participação na Diretoria de Informática do Clube de Choro de Santos, realmente eu fui convidado e aceitei, apesar de não ter muita prática. Aí está mais uma prova de que os chorões são muito pacientes com os novatos….

 Luiz Pires – Podemos concluir que a música tem enorme potencial no resgate e na manutenção da qualidade de vida do idoso?

 Plácido – A maioria dos idosos que eu conheço gosta de música. Estão aí os corais e bailes da terceira idade pra confirmar isso. Todo mundo dançando e cantando  alegre – assim vale a pena viver bastante….

 

Valeu Plácido, muito obrigado pela entrevista e muito sucesso pra você …  Um grande abraço do pessoal do Clube do Choro de Santos.

(1) A iniciativa, que visa homenagear a população idosa – a qual representa 19,1% dos moradores da cidade de Santos é uma parceria das secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Cultura (Secult).

(2) Dispositivo pessoal em formato de prancheta que pode ser usado para acesso à internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos

 

 

Diário Oficial de SANTOS

1º de dezembro de 2012

O Secretário de Cultura de Santos, usando das atribuições que lhe são conferidas por Lei, de acordo

com disposto no Art. 1º, Parágrafo único do Regulamento do Concurso do Destinado à Escolha do Hino

em Homenagem ao Idoso de Santos constante do Decreto n.º 6.178 de 24 de julho de 2012, faz publicar

a classificação final, como segue:

Participantes Pontos

1º Plácido Felix Pereira Junior 25,5

2º Carolina Hervelha Ramos e Ema Ferreira Basile 19,5

3º Carlos Alberto Rodrigues 16,5

4º Maria da Glória Negreiros dos Anjos Velloso 15,0

5º Luiz Ricardo Mello e Airton Carlos Nogueira 12,5

27 de novembro de 2012

CARLOS PINTO

Secretário de Cultura

 

 

HINO DO IDOSO

Letra e música: Placido Jr.  

Tom: D (ré maior)                                           

   D                               D(maj7)

Memórias de uma vida

   F#m                 Fm Em

O passado de gerações

             E7                   A7

A esperança no futuro

 

            Fo   G#o            D

É presente nos corações

 

 

D7                                    G

Vida que merece respeito

             Gm                     D/F#

Um exemplo para todos nós

             Bm             Bm/A         Em

No espelho o semblante perfeito

             Gm9   A7            D

Enaltecido a uma só voz

 

 

            D7                                G

Cada linha estampada no rosto

             E7/G#                                A

É lembrança do teu caminho

             F#7/A#                       Bm

Todo dia acordar bem disposto

             E7                               Gm   A

Renovando a amizade e carinho


       D                                     Am

De tua experiência do passado

            D7(9)                               G

Jamais deixar de ser um aprendiz

             Fo                   D   B7

Ser idoso é viver renovado

            Em      A7    Bb     Gm   D

Ser idoso é viver feliz !

 


1 Comments Add Yours ↓

  1. 1

    oooooooi pessoal, sou eu de novo passando para deixar meus parabéns para essa molecada famosa do nosso mercado. HÁAÁ….
    sabe, eu conheci uma pessoa que adoraria receber noticias de voces no face, ela parece conhecer voces: ALESSANDRA KENNEDY 1993( NO FACE ESTÁ-ALESSANDRA OLIVEIRA)…. ADCIONEM ELA…APROVEITA ME ADCIONA TAMBÉM TÁ!? ATÉ



Your Comment