RSS

samba de raiz

 

Projeto Samba do Mar desembarca em Santos e traz de volta o bom e velho samba de raiz

 

 

A tradição do samba está de volta a Santos. A partir do dia 8, desembarca em pleno Centro Histórico o Projeto Samba do Mar, que traz para a região a velha roda de música, um prato cheio pra a quem gosta de ouvir e cantar samba de qualidade, com repertório recheado de Cartola, Dona Ivone Lara, Clara Nunes, Candeia e muitos outros.



O Samba do Mar tem à frente os músicos Djalma – um dos fundadores dos grupos Família e Dom Benê e, por vezes, puxador de samba das escolas União Imperial, X-9, Padre Paulo e Zona Noroeste – e Márcio, que também já integrou bandas como Luar, Dom Benê, + Que Demais e Da Cor da Raça. A dupla também é precursora do Samba da Velha.

“Nosso objetivo é abrir as portas para o samba de raiz na Baixada. Reviver momentos que há muito Santos não vê. No Samba do Mar vamos entoar grandes intérpretes e compositores da música brasileira, além de abrir espaço para muita gente boa que compõe e canta aqui na região”, diz Djalma.

Márcio reforça, ainda, que a grande intenção é fazer com que Santos, que já foi um dos principais berços do samba do País, retome seu título. “Tem muita gente boa aqui. O Samba do Mar quer incentivar a volta do samba de raiz, a exemplo do que acontece em São Paulo, principalmente em Pinheiros e Vila Madalena, e no Rio de Janeiro, na Lapa e Cacique de Ramos. Queremos mostrar que Santos também tem seu point. Por isso, também faremos um intercâmbio com compositores tanto de São Paulo quanto do Rio”.



Homenagens



O Samba do Mar será realizado todas as quintas-feiras, das 19 às 23h30, no Bar Up Town, que fica na Rua XV de Novembro, 49. “A cada semana homenagearemos um nome da nossa música, contando um pouco de sua história e importância no cenário do samba nacional”, explica Márcio. Segundo a agenda do projeto, no lançamento, dia 8, o nome será Chapinha, criador do Samba da Vela, em São Paulo, que inclusive estará em Santos para apadrinhar o Samba do Mar. Já no dia 15, será relembrado Luiz Carlos da Vila; dia 22, Nei Lopes; e dia 29, Cartola. “É como um bate-bola semanal de samba, com direito a professores de dança e tudo”, diz Djalma.

Serão entre 30 e 40 músicas por noite, num ritmo gostoso de ouvir. Além de Djalma e Márcio, fazem parte do grupo os músicos Bocão (pandeiro), Tiquinho (violão 7 cordas), Boy do Cavaco, Duda (cavaco e violão), Renato (percussão) e Márcio Gordo (percussão). “Queremos só lembrar que estaremos numa casa diferenciada do Centro de Santos, a UP Town, que abriu as portas pra gente e acreditou no nosso projeto. Mesmo assim, é a sofisticação do samba sem perder, de forma nenhuma, a essência do terreiro”.

 

Convites

Os convites para curtir o melhor da música brasileira custam R$10,00 e podem ser adquiridos com antecedência na própria Up Town, das 10 às 15h, de segunda a sexta, ou pelos telefones 7809-0522 (Mareli Campos) e 3027-6072 (Janaína). Quem quiser saber mais sobre o Samba do Mar também pode acessar Orkut ou o Twitter do projeto. Sobre a agenda, é só conferir no site www.baruptown.com.br.


Your Comment