RSS

FÍSICA, FOGUETES, SUSTENTABILIDADE: FERRAMENTAS DE CONHECIMENTO NO PROJETO “MÚSICA, CIDADANIA E CIÊNCIA”

foto_musica-cidadania-ciencia_04_ufabcO projeto Música e Cidadania, desenvolvido pela Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, promove uma série de atividades que complementam a formação dos alunos enquanto cidadãos. Por mais que tenha um cunho social, todo o trabalho está norteado tendo como base a Educação. Sendo assim, os alunos da Unidade Municipal de Ensino Avelino da Paz Vieira, participantes do projeto, tem a oportunidade de absorver conhecimentos de extensão. Isto é possível por meio do projeto Música, Cidadania e Ciências, realizado em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC). 

Na última ação, a abordagem foi sobre os princípios de funcionamento dos foguetes. Cerca de vinte alunos construíram seus equipamentos com garrafas PET e papelão. Além disso, foram observados os princípios da física, por meio da montagem do sistema de propulsão com ar comprimido, e construída uma base de lançamento e aparatos de pressurização feitos com um suporte caseiro de PVC e uma bomba para encher pneu de bicicleta. O objetivo foi mapear a eficácia de demonstrações de problemas, e a explicação foi discutida abertamente, de maneira dinâmica, com os alunos.
O professor no projeto, Dr. Marcos Tavares, e sua equipe, apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) da Universidade Federal do ABC (UFABC), são responsáveis pela execução das aulas. Foi ele quem falou sobre a atividade. “Eles montaram e fizeram decolar um foguete de brinquedo construído pelos próprios estudantes com materiais recicláveis. Os conceitos básicos do funcionamento de um foguete foram assim discutidos e apresentados aos alunos de forma dinâmica. A atividade serve também como método de pesquisa em ações educacionais em sala de aula”.
Além desta, outras ações semelhantes também são aplicadas. Nestas ocasiões, são estudados também os processos de aprendizagem da música e da Ciência com uso de materiais caseiros na montagem de experimentos simples envolvendo conceitos básicos da ciência. Para o professor Marcos, as atividades se complementam e acrescem de maneira ímpar ao trabalho desenvolvido. “O objetivo aqui é explorar e pesquisar os processos cognitivos comuns entre o ensino da música e da Ciência. Os alunos acabam absorvendo um conglomerado importante de conhecimentos que se complementam”.
Para os alunos, a experiência foi divertida e bastante edificante.
A atividade faz parte do cronograma estipulado pelo projeto, e que conta com palestras, workshops, bate-papos, entre outros. A importância da mesma foi evidenciada, inclusive, pelo Diário Oficial de Santos, no último dia 26. A publicação, que contou com fotografia dos alunos, enalteceu a parceria.

(Matéria originalmente publicada no site da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas em 10 de julho de 2017).


Your Comment