RSS

TEATRO AMADOR: CINQUENTA ANOS DAS FEDERAÇÕES

Mascaras20teatro1“Não devemos ter medo dos confrontos. Até os planetas se chocam e desse caos, nascem as estrelas.” (Charles Chaplin)

Neste ano completam-se cinquenta anos, que foram criadas a maioria das Federações de Teatro Amador do Estado de São Paulo. Entre elas a Federação Santista de Teatro Amador, fundada em 20 de março de 1965, em reunião realizada na antiga sede do Clube XV, localizada na Av. Presidente Wilson, esquina com Rua Marcilio Dias. Nessa reunião foram aprovados os estatutos sociais e eleita a primeira diretoria, presidida por Oscar von Pfhul, ficando a vice presidência com Lamuel Camargo Martins, representante do Grupo de Teatro São José, de Cubatão. Os demais cargos ficaram com Sueli Campos na 1ª. Secretaria, Ilza Novita como 2ª. Secretaria, e Claudio Medeiros como 1º. Tesoureiro. Para a  2ª. Tesouraria foi eleito Carlos Pinto e, Emanuel Leon para o cargo de diretor geral. Os cargos de relações públicas ficaram com José Greghi Filho, que também dirigiu a reunião, e Jandira Lalia (Martini). Os componentes do conselho fiscal foram Oswaldo Martins, José Rodrigues e Ondina Rodrigues, e como suplentes os amadores Artur Palácios, Jensen Cavalcanti e Oswaldo Peres.

Em maio de 1968 em nova Assembleia, ocorreram modificações estatutárias, estando a Federação com nova diretoria presidida por Carlos Pinto, tendo Otavio Penteado como vice, Jaelson Bitram como secretário, José Marcelino Pinheiro como tesoureiro, Pedro Dias da Silva como diretor de patrimônio e, Flavio José de Rezende, como relações públicas. O teatro amador santista revelou grandes artistas para o cenário teatral brasileiro. Podemos citar entre eles: Neide Veneziano, Jandira Martini, Nei Latorraca, Jonas Melo, Carlos Alberto Soffredini, Eliana Rocha, entre tantos outros que seguiram a carreira profissional. Antes da Federação Santista, algumas federações haviam sido criadas, e a mais antiga delas é a Federação Paulistana de Amadores Teatrais, que teve como fundadores Décio de Almeida Prado, Alfredo Mesquita, Osmar Rodrigues Cruz, Coelho Neto, entre outros expoentes do teatro brasileiro. Ainda em 1965 foi fundada também, a Federação de Teatro Amador do Centro do Estado, com sede em São Carlos, em reunião realizada no dia 28 de junho, na sede do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira. Sobre este assunto vamos escrever em próximo comentário. Nos dias 6 e 7 de março próximo, os integrantes do ICACESP, remanescentes desse período, estarão reunidos em São Carlos para comemorar estes cinquenta anos da criação da maioria das Federações de Teatro Amador. Vários desses amadores já falecidos, serão homenageados, entre eles Névio Dias, o principal fomentador da criação da FETAC e primeiro presidente da COTAESP. Na oportunidade serão entregues os Troféus ICACESP de Teatro, a dois companheiros que realizaram um belo trabalho em 2014, e foram escolhidos pela diretoria da entidade. Pena que o tempo passou na janela, e este trabalho tão elogiado pela Revista Realidade, em edição de julho de 1975, não tenha tido continuidade.

CARLOS PINTO Jornalista (07.02.15)


Your Comment