RSS

Clássico e Popular, por Mário Jequibau Albanese.

Partitura escritaA ONU – Organização das Nações Unidas declarou como Patrimônio Cultural da Humanidade as partituras manuscritas do compositor brasileiro Ernesto Nazareth na categoria Memória do Mundo. Foi tão clássico quanto popular!
Um dos principais autores do choro com destaque para Brejeiro, Apanhei-te Cavaquinho e Odeon, Ernesto Nazareth nascido no Rio de Janeiro em  20.03.1863, faleceu em 01.02.1934.                

Clássico e popular são termos com diferenças metafóricas, com subjetiva transposição de significado. Ao entender que a música nasce do binômio silêncio som pode-se também compreender que um músico leia e ouça os sons de uma partitura musical sem o auxílio de um instrumento. O fato ocorre com os músicos letrados que cursaram escola de música. Pondere-se que  antigamente aprendia-se música de ouvido, por audição. A partir dessa experimentação surgiram várias formas de se preservar na memória a lembrança do som. A Notação Neumática utilizava sinais semelhantes aos da taquigrafia e que auxiliavam o músico a relembrar o trecho musical que já conhecia. O berço da cultura e da civilização ocidental foi a Grécia. O Sistema Literal grego que usou as primeiras letras do seu alfabeto foi preservado até a Idade Média , de 476 a 1453, quando as letras gregas foram substituídas pelas letras latinas e que subsiste até hoje. Antes da descoberta da imprensa o conhecimento concentrava-se na Igreja e foi o músico e monge beneditino, Guido d’ Arezzo, que elaborou o Sistema de Notação Musical que se conhece. Guido d’ Arezzo nasceu e viveu de 995 a 1050 na cidade de Arezzo, Itália. Inteligente e criativo deu nome às notas utilizando as primeiras sílabas dos seis versos do Hino a São João Batista. UT queant laxix / REsonare fibris / MIra gestorum / FAmuli tuorum / SOLve polluti / LAbii reatum / Sancte Ioannes.
Para que possam / Nossas vozes / Cantar seus / Admiráveis feitos / Guia os lábios / Dos teus servos / Ó São João. Acróstico caracteriza-se pelo aproveitamento vertical das letras iniciais para formar uma frase ou palavras. A nota SI surgiu somente no século XVII e pela junção das iniciais de Sancte Ioannes. Durante séculos o sétimo grau da escala não teve designação especial. Pela difícil adaptação do UT ao canto italiano foi substituído pelo DÓ, sendo porém o UT usado na língua francesa.
O pensamento cria, o desejo atrai e a fé no trabalho realiza.
Com particular consideração,
Mário “Jequibau” Albanese.


Your Comment