RSS

CHORINHO NA VIRADA CULTURAL – COMO FOI?

 

 No fim da tarde do dia 25 de maio de 2013 o que se via no camarim nº1 do Teatro Guarany era um grupo se preparando para o show de choro que começaria em poucos minutos.
Cada músico afinando o seu instrumento, revisando mentalmente o repertório, olhando com atenção cada detalhe. Após este momento de concentração, inicia-se uma série de conversas paralelas que, para quem não está participando, é impossível acompanhar. Então se escuta uma voz no palco dizendo ao público presente que a Virada Cultural em Santos estava começando. Pela primeira vez um grupo de choro iria se apresentar no evento.                                    
Um a um os protagonistas vão entrando no palco e tomando seus lugares: violão de 7 cordas, violão de 6 cordas, bandolim, cavaquinho, pandeiro. A última cadeira fica vazia despertando a curiosidade do público. Inicia-se a apresentação com a peça “Doce de Coco” de Jacob do Bandolim. O som das cordas e pandeiro remete o público ao passado, pessoas de todas as idades viajam no tempo ao som de lindas melodias de Pixinguinha e Ernesto Nazareth. Ao final de cada música o público aplaude, e, assim, também passa a integrar o show. Então a curiosidade de todos dá lugar à surpresa: entra mais uma solista no palco, ocupando a cadeira que jazia solitária no lado esquerdo do cenário. Ao som da flauta, mais canções, mais aplausos, mais prazer. Bis, Bis, pede o público – mais uma canção é lembrada.
Foram 60 minutos que passaram rápido. Os Amigos do Clube do Choro de Santos deram o seu recado, fazendo a divulgação deste estilo genuinamente brasileiro. Ficou no ar um gosto de “quero mais”……

Zé do Camarim


1 Comments Add Yours ↓

  1. admin #
    1

    Parabéns, Marcello! Parabéns, Clube do Choro!
    Grande abraço a todos!!!
    Cordialmente,

    Raul Christiano
    Secretário Municipal de Cultura
    Prefeitura de Santos
    ========================================
    Sr. Secretário Raul, embora o presidente Marcello já tenha lhe transmitido resposta em nome de Clube do Choro, gostaria de ratificar nossos agradecimentos por sua atenção, destacando que esta primeira vez que a Virada Cultural Santista apresenta o Choro em sua programação sirva de alento a que ele, Choro, o primeiro gênero musical tipicamente brasileiro, seja lembrado em todos os eventos culturais/musicais da cidade, para que possamos cada vez mais, como entidade, contribuir para sua preservação e divulgação.
    Com meu abraço, em nome de todos,
    Ademir Soares
    Diretor Administrativo Financeiro do Clube do Choro de Santos.



Your Comment