RSS

ENTREVISTA COM A PIANISTA NORTE-AMERICANA DEANNA WITKOWSKI PARA O BLOG DO CLUBE DO CHORO DE SANTOS…! (JUNHO/2010)

Gente, conheci Deanna Witkowski em junho deste ano de 2010 quando de sua vinda a São Paulo para uma turné com o violonista, compositor e arranjador Filó Machado. Coincidentemente ela veio a Santos prestigiar nossa apresentação de “TODAS AS COPAS DO MUNDO” no Teatro do SESC. Participaram deste show, dentre outros, Zé Luiz Mazziotti, Celso Lago, Pichú Borreli, Paulinho Vicente, João Paulo, o JP e Filó Machado, com produção de Camila Machado e Nadja Soares, textos e repertório de Ademir Soares. Pois bem, o show estava para começar, quando, em determinado momento, Nadja pediu-me que acompanhasse Deanna – que encontrava-se conosco nos camarins – até a platéia para que ela se acomodasse. E lá fui eu levá-la…! No trajeto, embora curto, trocamos algumas palavras, afinal, ela é extremamente amável. Terminado o espetáculo, voltamos a conversar, quando, de repente, surgiu a idéia da entrevista. Confesso que estava entusiasmadíssimo com o jeito dela, descontraída, falando português fluentemente e com simpatia incrível. Então combinamos…! Ela iria retornar a São Paulo para fazer mais uma apresentação com Filó no All of Jazz e, em seguida, voaria de volta aos EUA. Acertamos o seguinte: eu iria bolar a entrevista e enviá-la por email e ela, por sua vez, responderia da mesma forma. Então, meus caros, aí está a entrevista com a pianista norte-americana Deanna Witkoswki especialmente para o blog do Clube do Choro de Santos.

PS: O escrito é da própria Deanna sem nenhuma alteração no texto…! Fiz questão absoluta de preservar pois a graça está justamente aí, no seu modo todo peculiar de escrever.
Marcello Laranja

http://www.deannawitkowski.com/quotes.shtml
http://deannajazz.com
 

 MARCELLO: Hello Deanna, welcome to the blog of Clube do Choro de Santos…! Great pleasure converse with you…! A despeito do meu inglês “meia-boca”…rsrsrs…, conte pra gente como foi sua iniciação musical, onde você estudou, enfim, trace para nós um panorama do seu início de carreira.

DEANNA: Olá Marcello, muito obrigada pela convite de dar uma entrevista por seu blog!

Eu começei com as aulas do piano quando tive nove anos. Uma profesora na minha escola tive um piano dentro da sala, e ela tocou e cantou pela classe. Ela disse a minha mãe que ela acreditou que eu tive uma capacidade pra música. Eu quis começar as aulas do piano, mas infelizmente, minha familia não tive bastante dinheiro por isso, e, tb, não tive um piano. Então, minha mãe tive um pequeno teclado, só com tres oitavas, e com botões brancos pelas acordes majores, e preto pelas acordes menores. Eu começei sozinha com alguns livros por estudantes novos do piano.

 

Dois ou tres anos depois, começei as aulas particulares do piano. Minha mãe fiz uma troca: ela pintou quarto pinturas da casa da professora, uma pra cada estação, e eu recebi um ano das aulas. No mesmo tempo, começei na escola com a flauta. Tocqui flauta por muitos anos, até faculdade (ainda toco um pouco, algumas chorões). E, verdade, nunca pensei de fazer uma outra coisa fora da música. Recebi minha diploma no piano erudita na faculdade, no Wheaton College no estado do Illinois, perto do Chicago. La, finalmente começei com jazz tb…tocquei o saxofone tenor e alto num big band, e estudei jazz com um professor fora da faculdade.

MARCELLO: Deanna, como você descobriu a Música Popular Brasileira…! Com quais músicos e compositores você já se apresentou, enfim, como é sua relação com essa coisa da brasilidade musical…!

DEANNA: Quando morei em Chicago, trabalhei por dois anos com uma cantora de jazz que tb cantei algumas músicas de bossa nova. Começei ouvir gravações da música brasileira—lembro bem que uma das primeiras cantoras que eu ouvi era a Rosa Passos. Eu tb lembro um show com a Leny Andrade, no Festival Ravinia em Chicago. Adorei a voz e o suingue dela. Eu ouvi tb muitos discos da pianista Eliane Elias.

 

Em 1997, se mudei ao Nova York, e começei estudar a música brasileira com um baterista brasilero se chama Vanderlei Pereira (agora, toco no grupo dele!). Com Vanderlei, estudei alguns ritmos diferentes (bossa, samba, baião, frevo) com uma baixista. Tem muitos músicos brasileiros aqui na cidade—então, eu fui muitas vezes a um boate aqui se chama Zinc Bar pra ouvir o pianista Cidinho Teixeira. Um outro grande pianista aqui é Dom Salvador. Eu fui aos gigs deles pra aprender mais.

 

E, com certeza, todo tempo eu ouvi mais gravações dos músicos brasileiros: Toninho Horta, Guinga, Leila Pinheiro, Chico Buarque, Jobim, Elis Regina, César Camargo Mariano, Ivan Lins, Djavan, Hamilton de Holanda…e muitos mais.

MARCELLO: É a primeira vez que você vem a o Brasil para se apresentar…? Você já esteve aqui em outras oportunidades…? Conte pra nós…!

DEANNA: Minha viagem neste junho era minha terceira do pais. Primeira era em 2006—nesta viagem, tocquei em trio no All of Jazz, e também em trio no Rio com o Paulo Russo e Mamão numa boate que acho não existe agora, se chama Espaço Bis. Em 2007, tocquei no Recife Jazz Festival com meu amigo, Harvey Wainapel. Harvey é saxofonista/clarinetista e vem ao Brasil cado ano por dois meses. Ele toca muita música brasileira, e, verdade, por causa dele, eu ouvi algumas gravações do Filó Machado.

MARCELLO: Você veio para uma temporada com o Filó Machado com quem já se apresentou nos Estados Unidos…! Descreva, defina o que é pra você o compositor e arranjador Filó Machado, um dos maiores músicos brasileiros…!

DEANNA: Filó é uma pessoa que tem música na sangue dele. Ele respira música. Tem uma sensibilidade da harmonia muito rico, e, claro, tem um suingue incrível. Tem uma força, uma energia que é infeccioso. Acho que tb, a voz dele transmite uma alcance das emoções. A música dele me toco no meu coração.

MARCELLO: Além do Filó, tenho certeza que você admira outros grandes músicos e compositores brasileiros. Cite-nos alguns nomes e fale alguma coisa sobre eles.

DEANNA: Claro- tem muitos músicos brasileiros que eu adoro! Leny Andrade (ouvi ela na primeira vez num show perto do Chicago, 16 anos atras), Elis Regina, Cesar Camargo Mariano, Hamilton de Holanda, Hermeto Pascoal (o grupo dele tocou aqui em agosto!), Guinga, Benjamim Taubkin, Johnny Alf, Tom Jobim…

MARCELLO: Como você vê e interpreta a grande trilogia da Música Popular Brasileira, o Choro, o Samba e a Bossa-Nova…!

DEANNA: Verdade, pra mim, ainda preciso estudar mais choro! Acho que sou principalmente um músico de jazz, e gosto de improvisar. Então, depois que eu aprendo tocar mais choro, quero fazer os arranjos que são uma mistura de jazz e choro. Acho que choro é uma coisa que era a mãe do samba e bossa nova.

 

Uma coisa que eu adoro no Brasil é que a gente tem algumas músicas em comum- por exemplo, é comum de ir a um show onde tudo mundo canto (e não só a cantora/cantor no palco!). Lembro quando eu fui a um show da Gal Costa em Recife em 2006, e tudo mundo cantou cada música! Isso não acontece aqui nos EUA. Acho que música no Brasil é uma força da cultura, uma coisa de ajudar uma sensibilidade de comunidade. Eu realmente adoro isso.

MARCELLO: Como compositora, você teve oportunidade de compor algo com algum compositor brasileiro…? Se não, gostaria de compor com algum em especial…?

DEANNA: Ainda não compus em parceria com um outro compositor, brasileiro ou Americano! Mas eu acabei de escrever as letras (em ingles) pra uma música da flautista/cantora/compositora Diana Popoff, que mora no Rio.

 

Acho que seria muito legal de compor ou fazer novos arranjos com o Filó, porque eu e ele tb tem sensibildade de harmonica rica de jazz e possam criar novas harmonias e formas pras músicas conhecidas.

MARCELLO: Como é seu trabalho de composição, você normalmente compõe sozinha ou tem parceiros…? Quais os mais frequentes…!

DEANNA: Normalmente eu compoe sozinha.

MARCELLO: Além do All Of Jazz em São Paulo e da Modern Sound do Rio de Janeiro, diga para nós onde mais você já se apresentou no Brasil…!

DEANNA: Eu tocquei tb no Ao Vivo, com meu grupo, e com o grupo do Filó Machado.

MARCELLO: Então Deanna, encerrando essa entrevista super gostosa, mande uma mensagem para nós do Clube do Choro de Santos.

DEANNA: Quero dizer em primeiro que quero ouvir voces tocando sua música linda. Quero visitar sua bela cidade mais uma vez pra ficar la por mais tempo! Tentando arrumar as coisas pra voltar ao Brasil em junho, e espero que posso encontrar-los la, e talvez tocar com voces também!

MARCELLO: Agradeço a extrema amabilidade da sempre muito simpática pianista Deanna Witkowski em nos conceder esta entrevista.

Quem quiser conhecer um pouco mais do trabalho da Deanna, acesse o site

deannajazz.com

Seu email é hello@deannawitkowski.comKisses…! Marcello, muito obrigada pela esta oportunidade! Um beijo grande.

Valeu Deanna, muito obrigado pelo carinho e seja sempre muito bem-vinda ao Brasil.


Your Comment