RSS

Músicos perpetuam a roda de Choro no Centro de São Paulo

Por: Thais Matarazzo

Todos os sábados de manhã vários instrumentistas dirigem- se para a tradicional roda de choro na sala “Evandro do Bandolim”, que fica nos fundos da loja de instrumentos musicais Contemporânea, no centro de São Paulo, próxima à Estação da Luz. A roda de choro foi iniciada em fevereiro de 1995, promovida pelo proprietário do estabelecimento, o saudoso Miguel Fasanelli, apaixonado pela música popular.

Porém, na década de 1960, antes da famosa roda acontecer, muitos músicos e artistas consagrados do samba e do choro, visitaram o estabelecimento para compra de instrumentos ou mesmo uma visita informal, citamos: Cartola, Adoniran Barbosa, Jacob do Bandolim, Mano Décio da Viola, Nelson Cavaquinho, Clara Nunes, Jamelão, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.

Sentar-se ao redor da roda de choro da Contemporânea é sempre uma experiência muito agradável, pois se escuta pérolas compostas por Ernesto Nazaré, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, entre outros. O público é formado por pessoas de todas as idades e classes sociais, afinal a boa música convida a todos para participar. A sala é decorada com fotos, reportagens de jornais e revistas, partituras, e dois murais com caricaturas de músicos e medalhões da música brasileira, desenhadas pelo artista Mário Beltrame.

O número de músicos na roda vai variando com o desenrolar do tempo. Eles tocam violão de 6 e 7 cordas, bandolim, pandeiro, cavaquinho, timba, flauta, piston, saxofone, banjos, etc. Há músicos profissionais e diletantes. O comando da roda fica a cargo de Arnaldinho do Cavaco (multi-instrumentista) e Antônio Galanni (cavaquinho). A nova geração é bem representada pela presença das meninas do trio “Choro das Três”, composto pelas irmãs Corina (flauta), Lia (violão 7 cordas) e Elisa, a caçulinha, que toca bandolim, clarineta e banjo com maestria.

Por volta do meio-dia, cantores anônimos de vozes bonitas se revezam na roda, mostrando seus talentos, desfilando o repertório dos grandes intérpretes da era do rádio como Orlando Silva, Isaura Garcia, Nelson Gonçalves, Dalva de Oliveira, Ataulfo Alves e Sylvio Caldas, que tem suas músicas relembradas por Vander Loureiro. Loureiro frequenta a Contemporânea há 30 anos, quando já cantava profissionalmente, ao lado de sua esposa Amélia, no rádio e TV, participando do conjunto de do-wop The Beverlys.

É, com certeza, um excelente programa para os sábados.

Loja Contemporânea

Todos os sábados das 10h às 14 h

Rua General Osório, 46 – Centro de São Paulo

Entrada gratuita

Visite: cardapiocultural.podbean.com
thmatarazzo.bloguepessoal.com


Your Comment