RSS

Pixinguinha

Escute “Lamentos” de Pixinguinha, na voz de Chico Buarque e MPB4 – gravação feita para o CD comemorativo dos 100 anos de Pixinguinha.

Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, (Rio de Janeiro, 23 de abril de 1897 — Rio de Janeiro, 17 de fevereiro de 1973) foi um flautista, saxofonista, compositor, cantor, arranjador e regente brasileiro.
Pixinguinha é considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.
Em 1919, Pixinguinha formou o conjunto Oito Batutas, formado por Pixinguinha na flauta, João Pernambuco e Donga no violão, dentre outros músicos. Fez sucesso entre a elite carioca, tocando maxixes e choros e utilizando instrumentos até então só conhecidos nos subúrbios cariocas.
Quando compôs “Carinhoso”, entre 1916 e 1917 e “Lamentos” em 1928, que são considerados alguns dos choros mais famosos, Pixinguinha foi criticado e essas composições foram consideradas como tendo uma inaceitável influência do jazz, enquanto hoje em dia podem ser vistas como avançadas demais para a época. Além disso, “Carinhoso” na época não foi considerado choro, e sim uma polca.[carece de fontes?]
Outras composições, entre centenas, são “Rosa”, “Vou vivendo”, “Lamentos”, “1 x 0″, “Naquele tempo” e “Sofres porque Queres”.
No dia 23 de abril comemora-se o Dia Nacional do Choro, trata-se de uma homenagem ao nascimento de Pixinguinha. A data foi criada oficialmente em 4 de setembro de 2000, quando foi sancionada lei originada por iniciativa do bandolinista Hamilton de Holanda e seus alunos da Escola de Choro Raphael Rabello.
Pixinguinha faleceu na igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, na cidade do Rio de Janeiro, quando seria padrinho de um batizado.

01 Carinhoso


1 Comments Add Yours ↓

  1. Denise Gonzalez Rodrigues #
    1

    Olá
    Acabei de assistir a apresentação de Chorinho no Aquário. Parabéns a todos os in tegrantes do Clube do Choro e também aos alunos da Escola de Choro, do Mercado Munic ipal. Foi um espetáculo com boa música, cantores e talentos que alegraram a nossa noite!
    Admiro demais o vosso trabalho!
    Abraços!!



Your Comment