27 de setembro foi dia de boa música para todos na cidade de São Roque (SP).
Sempre na última sexta feira do mês os inspirados Seresteiros fazem duas apresentações - uma Seresta e uma Serenata. Qual a diferença entre as duas? A SERESTA ocorre em ambientes fechados e a SERENATA ao ar livre.
A partir das 20 horas inicia-se a apresentação dentro da casa do Zé do Nino. Neste ambiente histórico os músicos fazem a primeira apresentação, tocando choro e seresta, relembrando tempos áureos da música brasileira. Este evento é acompanhado por uma platéia muito animada, e é acessível a todos que não podem caminhar junto com a Serenata – ou seja, é a música ao alcance de todos.
Em seguida, a partir das 22:00 horas, os amantes da música saem em cortejo pelas ruas da cidade, ao som dos violões, bandolim, trombones, cavaquinho, cantando a plenos pulmões e espalhando sons melodiosos e românticos ao luar. Quem mora no percurso pode deixar as luzes acesas, a janela aberta e uma toalha branca posta em sua janela. Este é o sinal para os seresteiros pararem e ofertarem aos moradores uma bela música. O encerramento é no Coreto do Jardim da cidade.
Tive o privilégio de participar deste evento que aconteceu em uma noite muito fria, porém repleta de emoções e calor humano.
Placido Jr – Diretor de Informática do Clube do Choro de Santos
Meu irmão Plácido ama a música e se dedica em alegrar as pessoas através dela. Talento maravilhoso. Bjs c/ saudades, meu querido irmão.