RSS

LUIZ “GAFANHOTO” SPERANDEO

Esperandeo4Faleceu o saxofonista Luiz Sperandeo. Além de músico, também foi advogado. Sperandeo era conhecido pelo apelido de “gafanhoto”.
Carismático, possuía um jeito brincalhão, e sobre ele contavam muitas histórias e estórias.
Do seu sax tenor tirava uma belíssima sonoridade. Tocou muito nos bailes da Sociedade Humanitária. No salão de festas da Sociedade Humanitária dos Empregados no Comércio de Santos aconteceram marcantes eventos sociais, culturais e políticos.
Nele, durante muitos anos, se reuniu a juventude santista, através das tradicionais vesperais promovidas pelo Centro dos Estudantes de Santos e outras agremiações estudantis, com as melhores orquestras da cidade, das décadas 50 e 60: Cabral Júnior, Haroldo Moura, Hamleto, J. Pinto, Simonei, Mário Folganes e outras de grande sucesso.  
Tocou seu saxofone à beira do túmulo do ex-prefeito Esmeraldo Tarquínio, no enterro deste. Quis prestar idêntica homenagem ao governador Mário Covas, mas esbarrou no esquema de segurança montado pela PM diante do cemitério do Paquetá. Impedido de entrar, Sperandeo, que tocava nos bailes frequentados por Covas nos anos 50, não se fez de rogado e executou o hino do Santos Futebol Clube à porta do cemitério.
“Vim prestar a última homenagem a outro colega de adolescência, mas desta vez não me deixaram entrar.
A gente se encontrava nos bailes da Sociedade Humanitária, onde eu tocava para ele (Covas) dançar”, afirmou na ocasião.


2 Comments Add Yours ↓

  1. admin #
    1

    Meus sentimentos a família…
    Nos anos 70 tinha um escritório de advocacia em cima da casa de música “Pepe Musicas” na Amador Bueno, na minha adolescência comprei com ele meu primeiro sax alto “Rampone”.
    Também gostava de uma “ lenha “ de Jazz no clube dos Ingleses e adorava o Sion (hoje Dr. em música pela Unicamp).
    Na Sociedade Humanitária, rolava uns arranjos do Bueno que na época era moderno. Dai convidavam o Zé Gordo, Roberto Moraes, para fazer o naipe e por ai vai….
    Na lembrança fica o Luiz Sperandeo um irmão genial e uma pessoa fantástica.
    Descanse em paz..

    William Silva

  2. 2

    QUE DEUS O TENHA JUNTAMENTE COM MARIA SANTÍSSIMA. UM DOS MAIORES SAXOFONISTAS QUE CONHECI NO MUNDO. COMPREI DELE UM SAX-ALTO QUE FOI DE SARAIVA.
    LUIZ PESSOA MARAVILHOSA !!!
    BEIJO ETERNO

    URBANO MEDEIROS – SAXOFONISTA



Your Comment