RSS

70 ANOS DE PAULINHO DA VIOLA

E não é que aquele menino chorão e sambista, filho de Cesar Faria, completa 70 anos de vida…? E não é conversa mole, não, tá aí no cartaz que hoje todo mundo chama de flyer…! Pois é, falou em “ingreis” acontece um orgasmo generalizado…! Cartaz tá por fora, é velho, é antigo, não vende, sem chamar ninguém de velho, mas, o termo é da época do Paulinho, e, da minha também…! 

A cantora e também sambista Eliane homenageia o pai convidando Ellen de Lima e tia Surica da Portela para o evento.

 

“Foi um rio que passou em minha vida”, cumpadi, o tempo passa pra todo mundo sem a gente dar conta, “Coisas do mundo, minha nêga”, a vida é assim mesmo, parece que foi ontem, né…?

 

O cara começou no choro e depois partiu pro samba, não é preciso “Jurar com lágrimas” todos nós sabemos; só que até hoje não larga de nenhum dos dois, ambos fazem parte de sua base musical e do feeling do compositor sensível. “Nada de novo”, viu gente, o cara é bom “mermo”, tanto no cavaquinho quanto no violão…!

 

Paulo Cesar Batista de Faria, cria de Botafogo, aliás, um dos integrantes da “fina flor do samba de lá”, que também é celeiro de bambas…! Ganhou o nome artístico dentro do Zicartola dado por Sérgio Cabral e Zé Keti. Aliás, o velho Angenor, pagou o primeiro cachê do moço, aquela altura apenas um aspirante a sambista, isso nos anos 60, em plena ditadura.

 

Seu primo, Oscar Bigode – que era diretor de bateria da Portela – levou o jovem a conhecer a azul e branco de Madureira. Topou pela frente com um dos maiorais, Casquinha. Paulinho tinha um samba com a primeira parte pronta, o velho Casca gostou, fez a segunda e os dois viraram parceiros, mandaram o “Recado”…!

 

“Vou pelas minhas madrugadas” atrás de uma roda de choro e de samba e também saio “Para ver as meninas”, lógico, tem que ter cabrocha nessa parada, se não tiver,  não vale, imagina, “No pagode do Vavá” é uma mais linda do que a outra. Mas, nem tudo são rosas, algumas, confesso, tem “Coração leviano”…!

Não contente ainda, foi se juntar a outros bambas, Elton Medeiros, Nelson Sargento, Anescarzinho do Salgueiro e Jair do cavaquinho; todos participaram do Rosa de Ouro, criação do velho poeta e compositor Hermínio Belo de Carvalho. Vê lá se o cara é fraco…!

 

 

 

Mas péra aí, tive um “Pressentimento”, algo me diz que tá na hora de parar por aqui, já tá bom,”se eu for falar do Paulinho hoje eu não vou terminar”…!

 

Então, parabéns a você mestre Paulinho, não é preciso dizer outra vez, “Deus te abençoe”, não, é desnecessário, isso o Criador já fez no dia em que vieste à luz…!

 

Receba os cumprimentos e as homenagens dos diretores e conselheiros do Clube do Choro de Santos…!

Abraços

 

Zé do Camarim

 



Your Comment