RSS

Dia Nacional do Choro

Em comemoração ao dia nacional do choro e do oitavo aniversário do Clube do Choro aqui de Santos, a cidade terá um final de semana recheado de atrações. Hoje (sexta-feira 23 de abril), se apresenta no Teatro Guarany, a partir das 21h o grupo paulistano Choro Rasgado, no sábado, a partir das 10h 30m, concentração no abrigo do Bonde na praça Mauá.

Em conversa informal com Marcello Laranja, presidente do Clube do Choro, no espaço do CID (centro de informação e documentação) do Museu do Café, ele falou sobre o início do Clube do Choro, a concepção original e a forma como tudo foi desvirtuado.

“O projeto no Aquário Municipal, por exemplo, o Clube do Choro é mero apoiador, mas era para ser uma apresentação de música popular, acabou virando encontro da terceira idade, como se o jovem não gostasse da boa música”, disse ele.

Quando indagado sobre o motivo que fomenta uma platéia composta principalmente de idosos, Laranja foi taxativo: “A verdade é que o choro acaba sendo um tanto elitista, o cidadão mediano, na maioria das vezes não tem preparação para tanto, porém, a terceira idade é saudosista e reminiscente e acaba querendo ouvir sempre as mesmas músicas, o que não contribui muito para a evolução do próprio choro”.
Sobre o Passeio do Bonde, que acontecerá neste sábado (24/04), Marcello explicou que geralmente há uma confusão entre o Projeto Clube do Choro e o Passeio em si: “As pessoas devem abrir espaço para a volta única”.
No sábado o evento terá início às 10h e 30m e seguirá até às 14h. Nossa reportagem estará lá para conferir.


Your Comment