RSS

DIA DO SAMBA

A data consagrada ao Samba foi festejada, simultaneamente, pela primeira vez no dia 2 de dezembro de 1963, no Rio de Janeiro e em Santos, cumprindo determinação do II Congresso Nacional do Samba realizado na Guanabara naquele ano (50 anos do Dia do Samba em Santos – 1963-2912 – Muniz Jr.)…!
Foi o deputado Anésio Frota Aguiar quem apresentou na Assembléia Legislativa do então Estado da Guanabara o projeto de lei n. 681 de 19 de novembro de 1962, instituindo o dia “2 de dezembro” como o Dia do Samba.
Uma vez aprovado o projeto e criado o Dia do Samba, Muniz trouxe pra Santos e o introduziu na cidade. Em 1983, por intermédio do vereador Adelino Rodrigues (Lei Municipal n. 4.581) e sancionada pelo prefeito Paulo Gomes Barbosa, oficializou-se aqui a efeméride.
E o Marechal seguiu à risca o resultado do congresso levando adiante a nobre ideia recém lançada naquela oportunidade, preservando toda essa tradição e perseverando em Santos durante 50 anos…!


No início o encontro era na quadra da Pioneira “X-9″, na bacia do Macuco, depois passou para a Vila Mathias, no recinto das ruínas do “Quilombo do Pai Filipe”, o primeiro rei batuqueiro da nossa cidade, na antiga garagem dos bondes do SMTC e atual sede da CET.
Então, todo dia 2 de dezembro, Muniz, como sempre, devidamente paramentado, abre a cerimônia, impreterivelmente, às 6h00 da manhã, com as 21 batidas do surdo e prossegue com todo o ritual, consagrando sambistas de todas as linhagens, cabos, generais, eméritos, cavalheiros, damas, cidadãos e cidadãs, chanceleres, amigos, enfim, com seu cetro dá o aval de autoridade do Estado Maior do Samba e todos, com respeito e reverência, acatam as determinações ritualísticas, sem dúvida nenhuma, um espetáculo que merece ser apreciado…!
Não é a realização de uma escola só, não, ao contrário, é uma festa onde todos os representantes e os pavilhões das escolas se encontram e se cruzam, numa confraternização magnífica, tendo como pano de fundo uma das manifestações musicais mais representativas do Brasil, o bom e velho Samba…!
Parabéns Cabo Batucada por esses 50 anos de glória e extrema dedicação, um belo trabalho que merece todos os aplausos…!
Abraços
Zé do Camarim


Your Comment