RSS

NELSON SARGENTO “VERSÁTIL”

No encarte do CD um texto esplendoroso escrito por outro magnífico sambista, o compositor, escritor e pesquisador Nei Lopes. Começa assim: “Afinal pra que serve um “sambista de raiz”…? Novamente a velha e burra nomenclatura “de raiz”, totalmente desnecessária – Nei frisa veementemente – discorrendo sobre o assunto com genial maestria. Nei é da pesada também, e, na maioria das vezes, rigoroso, não abre mão da essência da instituição nacional e internacional que é o Samba, aqui representado pelo mestre Nelson Mattos, o Sargento.            

Ganhei de presente esta preciosidade intitulada “VERSÁTIL” onde o velho compositor mangueirense desfila todo o seu talento ao lado de grandes parceiros, dentre eles, Ivone Lara, Agenor de Oliveira, Wagner Tiso, Cartola e Maurício Tapajós, dentre outros, acompanhado brilhantemente por músicos do mais alto calibre, Rui Alvim, Eduardo Neves, Beloba, Carlinhos e Paulão 7 cordas, Arismar do Espírito Santo, Márcio Almeida e mais uma pá de feras que participam deste disco maravilhoso, uma das preciosidades que tenho na minha coleção.

Nelson é dessas pessoas extremamente apaixonantes e simpáticas, é de simplicidade única, atendendo a todos com absoluta cordialidade, de fala mansa, pacífica e serenidade ímpar, característico dos quem tem sabedoria. No espetáculo que levou no teatro do SESC Santos em 2009 dizia: “senhores, incluam sempre em seus repertórios a música instrumental”…! Saiu momentaneamente de cena e a banda, na sequência, interpretou dois choros belíssimos. Logo depois um fato inusitado aconteceu: seu parceiro e guardião Agenor de Oliveira, desafortunadamente, desequilibrou-se e caiu da cadeira onde estava sentado fazendo back vocal…! Agenor não perdeu a chave e, aproveitando a oportunidade, disse que “armaram” pra ele. Na sequência Nelson interpretou outro samba. No final, apresentou os autores da composição: “este samba que acabei de cantar é de minha autoria e de Agenor de Oliveira, este que acabou de cair”…! A platéia delirou com o bom humor de ambos que transformaram uma situação, a princípio, constrangedora, em algo divertido.

A apresentação do CD merece destaque também, uma edição caprichadíssima por conta da Natura que apostou na idéia. O trabalho gráfico – belíssimo, por sinal – ficou a cargo de Agenor de Oliveira e Ronaldo Mattos, com textos, fotos, encartes, imagens, enfim, tudo nos trinques…! Além disso, na mesma ocasião, Nelson lançou seu livro “Pensamentos Cantados” e diversas telas de sua autoria, mostrando ao público todas as qualidades de um verdadeiro artista. Cumprimentos, portanto, a esta lenda viva que é Nelson Sargento, compõe, escreve e pinta, baluarte da Estação Primeira que tem o samba na alma e no pé…! E, parafraseando Nei Lopes, por favor, usem a expressão “sambista ou samba de verdade” é muito melhor do que “sambista ou samba de raiz”…!

Abraços…!

Zé do Camarim 


Your Comment