RSS

ADEUS AO MILTINHO

Meus amigos,

Nós do Clube do Choro de Santos, consternados, informamos sobre o falecimento do nosso grande amigo e parceiro, Milton Hilsdorf Sales, o Miltinho do cavaquinho…! 

Um pouquinho da história deste grande músico está no LINK  abaixo:

————————————————————————————————————————–

Olá Marcello,
 ”Hoje meu dia começou triste, bem triste… faleceu nessa madrugada Miltinho do cavaquinho. Não era assim amiga pessoal dele, de ver sempre, estar junto, mas todas as vezes que estive com ele só guardei boas lembranças e boa música… sempre brincava comigo, tirava uma onda da minha cara :) e cantei com ele no grupo do Jorge Maciel muitas vezes e sempre foi ótimo, além das tantas que fui ser ouvinte de apresentações… só consigo lembrar de seu sorriso e piadas que fazia, nas primeiras piadas que fez comigo eu ficava meio sem entender ou acreditava demais no que ele falava – quem me conhece sabe que sou assim… meio perdida…

Estivemos juntos em alguns Cineme-ses do Eduardo Ricci, junto com o Fabio Machado. Fico feliz de ter feito o design gráfico de 2 cds em que participou: Madrugada e o Entre Amigos de Jorge Maciel.

Mesmo sem essa convivência próxima, senti demais, estava acompanhando seu estado de saúde via face pelo amigo Jorge e torcia aqui pela sua recuperação… agora pouco, misturada com algumas lágrimas vieram sorrisos de lembranças dos momentos com o grupo 5 Companheiros (do Jorge) com o Clube do Choro de Santos como nesta foto.

Hoje a música, a boa música diga-se de passagem, esta de luto… o Clube do Choro de Santos – em nome de Jorge Maciel, Marcello Laranja e Luiz Pires – também… além da família, amigos, amantes do chorinho, muitos amigos, colegas e parceiros.

A quem me lê peço uma reza, oração, pensamento, seja lá em que credo ou religião para todos que aqui ficaram – que são os que mais sofrem – e para quem acredita, como eu, para que seu espírito só encontre luz, paz e, lógico muita música ao lado dos grandes músicos do chorinho que já nos deixaram…

Hoje a trilha sonora por aqui será de chorinho, alegre e divertido como me lembro dele.

Fica aqui nessa foto e neste post uma minúscula homenagem a Miltinho do Cavaquinho, grande músico… para quem não sabe quem é, segue um pequeno texto de Jorge Maciel:

“O Miltinho do cavaquinho, para quem não sabe, foi um dos últimos músicos centrista de cavaquinho, que vem da escola do grande mestre Canhoto do cavaquinho, que fez, juntamente com Dino e Meira, um dos maiores trio de cordas do mundo. Miltinho era discípulo muito fiel desse mestre e era admirado por quase todos os músicos pelo seu jeito de tocar. Tinha um ouvido muito apurado,. era muito gozador, fazia paródias de quase tudo e, era também compositor. Fez, em parceria com Fátima Guerra, uma linda letra para a música Evocação a Jacob de autoria de Avena de Castro. Essa música gravei no meu primeiro CD chamado Madrugada, onde canto juntamente com a Vânia. Compôs também uma letra para o choro Migalhas de Amor, de autoria de Jacob do Bandolim.”"   (Márcia Okida, designer gráfica, professora universitária e conselheira do Clube do Choro de Santos)

 ——————————————————————————————————————–

É com muita tristeza que comunico o falecimento do nosso querido Milton Hilsdorf Sales, o  Miltinho do Cavaco, de Santos. Estava internado desde o início de dezembro por problemas de coração, submetendo-se a uma cirurgia semana passada. Infelizmente veio a falecer.
 
O choro  brasileiro e principalmente da baixada Santista, perde um de seus mais tradicionais  e valorosos  cavaquinhistas.
Particularmente, um parceirinho muito querido a quem eu sempre tive um profundo respeito, carinho, amizade e grande admiração.

Vá com Deus, meu irmãozinho  querido.
Nós vamos ficando por aqui em “vibrações” ( um dos seus choros preferidos) até nos encontrarmos qualquer dia lá num “Pedacinho do Céu”   ( Paulão/Cavaco )

================================================================ 

Olá! É com tristeza que recebemos mais uma péssima notícia. Conversavamos outro dia sobre o passamento de nossos amigos ( e grandes músicos ) e quase sempre não podemos estar juntos.
Eu cheguei hoje de viagem e vi esse e-mail, muito obrigado Marcello por avisar, e tomara que ele ja esteja tocando muito choro, porque isso ele sabia muito.
 
abs    Zé Barbeiro


1 Comments Add Yours ↓

  1. Marquinho #
    1

    Nunca havia tocado com o MIltinho, embora sempre o via pelos youtubes e palcos. Até que um dia encontrei-o. Pra minha sorte, iria dividir com ele uma formação com o Jean (bandolim), o Jorge Maciel (7 cordas), o Obed (clarinete) e a Tricia (pandeiro). Apresentei-me, já com alguma devoção, e fui logo lhe dizendo que o admirava tocar. Admirava sua fluência no cavaco. Ele, com ar de quem sabe do negócio (em todos os sentidos), me responde meio consternado que ele estava “velho” e não tinha mais aquela pegada como os jovens. Eu respondi que a sua fluência não envelhece. Nem a pegada. Ao contrário. Estavam rejuvenescidas nos ouvidos de quem ouve. Mas, mais ele não disse. E eu, meio constrangido com o silêncio, me recolhi a minha pouca sabedoria. Resignei-me, mais bem, frente ao seu tamanho. Mas, quando terminamos o pagode, cumprimentei-o com emoção nos olhos e arranquei-lhe um sorriso sincero. Aquele que eu estava buscando desde o início. Ouvi também um “você toca bem”. Ganhei o dia. Ganhei o ano. Ganhei na vida. Obrigado e descansa em paz, companheiro de acordes.
    ======================================================================================
    Lamentável! Mais um amigo que se vai! Faz parte da vida mas, sempre ficamos muito tristes quando um amigo nos deixa! Ele foi se encontrar com seu mestre Gentil do Cavaquinho…!

    José Hélio Farias Lima (músico, violonista e tecladista)
    ======================================================================================

    Marcello, vi logo cedo a mensagem do Jorge no FB. Perdemos uma das grandes referencias do Cavaquinho de CHORO, a Orquestra lá em cima está crescendo, e
    muito obrigado…!
    Guta do pandeiro
    ======================================================================================

    MEU DEUS DO CÉU, ESTIMADO MARCELO ! MEU DEUS ! MILTINHO ERA MEU AMIGO DE INFÂNCIA AÍ EM SANTOS E FIZEMOS MEMORÁVEIS TOCATAS E GRAVAÇÕES COM ZÉ FESTA DO TROMBONE. É DURO E TRISTE VER A FILA ANDANDO. INDEPENDENTE DO EXCELENTE CAVAQUINISTA, EU GOSTAVA MUITO DO MILTINHO COMO PESSOA. ELE ESTAVA DOENTE?
    Aguinaldo Loyo Bechelli (escritor, cronista e percussionista)
    ======================================================================================

    força pra vcs, querido…!
    Roberta Valente (percussionista)
    ======================================================================================

    Esta tristeza não dá para conter ou disfarçar.
    Aguinaldo Loyo Bechelli
    ======================================================================================

    Puuutszzz!!! Marcello…Meu irmão tocou com ele há poucas semanas atrás. O que aconteceu? Foi de repente? Que perda. Era uma simpatia. Aquele sim, gostava de choro, um doce de pessoa.

    Paulo Augusto Oliveira Ramos (violonista 7 cordas, integrante do Grupo Cochichando)
    ======================================================================================



Your Comment