RSS

Ministério do Esporte e Clube do Choro vão divulgar cultura brasileira na Copa

Texto: Cleide Passos
Foto: Sheyla Leal
Ascom – Ministério do Esporte

 

Associar futebol a música e aproveitar a oportunidade de realização da Copa do Mundo 2014 para divulgar a música instrumental e exaltar a cultura brasileira aqui e em outros países é a proposta do Clube do Choro de Brasília. A direção do Clube e o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foram recebidos na manhã desta quarta-feira (28.06) pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que ratificou todo o apoio ao projeto. 

“O Ministério do Esporte vai valorizar a cultura e a identidade nacionais e apoia a iniciativa do Clube do Choro de Brasília, de divulgar a música brasileira aqui e em outras regiões do mundo”, afirmou o ministro. Segundo o presidente do Clube do Choro, Henrique Filho (o Reco do Bandolim), o ministro foi absolutamente sensível à proposta e se declarou um nacionalista com grande apreço à cultura genuína brasileira.

A iniciativa propõe que o clube colabore para a promoção do Mundial e participe de ações que agreguem valor à imagem do Brasil, dentro e fora do país, como integrante de eventos destinados a atrair turistas e divulgar a Copa do Mundo no exterior. O projeto também vai oferecer aos vizinhos torcedores que assistirão às partidas no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, shows culturais como opção de lazer, antes e depois dos jogos programados para o Distrito Federal.

Para fazer essa divulgação, o Clube do Choro está gravando um CD com dez músicas que exaltam a cultura nacional, como “Aquarela Brasileira”, “Noites Cariocas”, “Isto Aqui O Que É”, “Coisa Nossa” e “Brasileirinho”. O trabalho mostra ainda a beleza das paisagens brasileiras, com imagens do Rio de Janeiro, Pantanal Mato-Grossense, Nordeste e cidades-sede do Mundial estampadas. “Pretendemos visitar os países selecionados pela Embratur para divulgar esse trabalho de excelente conteúdo e alegria”, disse Reco do Bandolim.

O Clube do Choro de Brasília funciona há três décadas na capital federal e é responsável pelo mais duradouro e bem-sucedido projeto de música instrumental da história do país. Nos últimos anos, cerca de 500 mil pessoas já assistiram a mais de 1.500 shows de grandes instrumentistas nacionais e internacionais que passaram pelo Clube, resgatando e atualizando a obra de músicos como Pixinguinha, Villa-Lobos e Jacob do Bandolim.

O jornalista Henrique Lima Santos Filho (Reco do bandolim) é membro do Conselho de Administração da OSCIP Clube do Choro de Santos.


Your Comment