RSS

FALECE HORÁCIO 7 CORDAS

Perdemos Horácio 7 cordas, mais um bamba que se vai.

Partiu e nos deixou um pouco mais órfãos, assim como partiram outros velhos amigos chorões. Enfim, paciência, essa é a lei da vida, não nos cabe – como pobres mortais – questionar as coisas da Criação. Só nos resta lamentar e orar.

Músico refinado e de grande talento, sensível e observador, sempre atento aos erros e acertos de seus companheiros de roda, aqueles mesmos que, como ele, um dia, abraçaram o Choro.

Certa feita entregou a Horondino José da Silva, o magnífico Dino 7 cordas, seu filho chamado Horondino, em sua homenagem, para batizar; viraram compadres, além de amigos unidos pela música e pelo instrumento com a sétima corda afinada em Dó.

A menina dos olhos do Horácio era o “Choro dos Aborrecidos”, grupo formado em 1934, e que mais tarde passou a integrar. Grandes chorões de várias gerações pertenceram a esse maravilhoso grupo. Na época do Horácio o arranjador era o Joãozinho do clarinete. Entre os componentes predominava o pessoal do Campo Grande, seguido do Marapé e de São Vicente.

Reproduzimos aqui o folder elaborado em maio de 2008 por nosso conselheiro Carlos Frigério que, com absoluta justiça, fez questão de homenageá-lo na antiga sede do Clube do Choro de Santos.

Horácio Matheus, falecido em 29/2/12, aos 85 anos, filho de Manoel Matheus e Amélia Canesso Matheus. Era viúvo de Maria Thereza de Almeida Matheus. Deixa os filhos Horácio e Venine. Era também seu filho Horondino, falecido.

Texto: Luiz Pires e Marcello Laranja.


Your Comment