Artigos

Um homem que tem história

Jornal Primeira Cidade, de 14 de fevereiro de 1994

Você sabe a história de seu bairro, ou quem foi a pessoa que hoje empresta o nome à sua rua? Não? Pois pergunte a Jaime Mesquita Caldas. Ele provavelmente não só lhe dirá tudo isso, como é bem capaz de sacar de seu bem organizado arquivo uma fotografia do local há 50, 60, talvez 100 anos.

Jaime CaldasDono de um acervo de centenas de documentos antigos e mais de mil fotografias históricas, entre Santos e São Vicente, este tenente reformado da Polícia Militar – à qual se incorporou depois da extinção da Polícia Marítima – é hoje um dos mais respeitados pesquisadores históricos do Estado. Longe de aparentar seus 79 anos, este santista de nascimento, vicentino de coração, é um homem à parte. Já foi desde membro do famoso Conjunto Calunga, com seu violão-tenor, a assessor de três prefeitos (Jorge Bierrenbach Senra, Koyu Iha e Antônio Fernando dos Reis). Visitou o Japão – país pelo qual tem verdadeira paixão – e hoje se dedica ao hobby que já se tornou uma razão de vida, a pesquisa histórica. Saiba um pouco mais sobre o titular da coluna São Vicente de Outrora, um homem que, literalmente, tem muita história para contar.

Primeira Cidade – Como começou seu interesse pela História?
Jaime – Eu sempre gostei. Mas meu trabalho de pesquisa histórica começou mesmo em 1963. Queria saber um pouco mais sobre minha rua e fui à casa do falecido Costa e Silva Sobrinho [José da Costa e Silva Sobrinho, historiador]. Fui eu e o Edson Telles [de Azevedo, também pesquisador].

Primeira Cidade – Como foi?
Jaime – Me lembro até que levamos umas cocadinhas feitas em casa. Marcamos um domingo e fomos. O Costa e Silva tinha o arquivo dele fora da casa, numa garagem, que ele chamava de “tenda de trabalho”. Ali ele tinha perto de 200 volumes, feitos por ele, com o arquivo completo da história de Santos. Coisa fantástica. Ele já não enxergava mais e não tinha um braço. Naquela tarde, que eu considero memorável, ele nos ofereceu o livro que tinha publicado, Santos Noutros Tempos. Me lembro bem que a senhora dele datilografou a dedicatória, ditada por ele, pois não podia mais escrever, e depois guiou a mão dele, a esquerda, para assinar. Isso tem u

Primeira Cidade – E depois?
Jaime – Aí eu comecei a engatinhar nisso, criei coragem e escrevi sobre o maestro e compositor vicentino Eduardo Souto. Leram para ele o artigo e ele me mandou uma carta, me incentivando bastante e dando os parabéns pelo que eu havia escrito. Essa carta eu guardo com muito carinho, pois um historiador do gabarito dele me mandar uma carta daquela, eu era uma formiguinha pequena perto dele.

Primeira Cidade – Sendo de Santos, por que o interesse por São Vicente?
Jaime – Freqüento São Vicente desde os 7 anos de idade. Aqui eu fiz as maiores amizades, foi aqui que eu aprendi a tocar violão, que fiz minhas serenatas. Qualquer folguinha que eu tinha, vinha para cá. Então, eu sou praticamente mais conhecido aqui do que em Santos.

Primeira Cidade – O senhor se recusa a ser chamado de historiador. Por quê?
Jaime – Porque eu não sou formado em História! Não tenho curso de História, nem formação acadêmica. A pesquisa histórica, para mim, é um hobby, como outro qualquer. Eu gosto disso.

Primeira Cidade – Mas é um hobby que o senhor leva muito a sério, não?
Jaime – Ah, levo. E sabe por quê? Meu maior prazer é descobrir o resultado das distorções históricas. Cada historiador escreve uma coisa, e nós temos que chegar a uma conclusão. É aí que entra a pesquisa porque, no campo intelectual, é pela divergência que se caminha para a verdade. Fulano de tal conta um caso, outro conta outro e tal... Você vai pesquisar para saber realmente se assemelha mais perante a História.

Primeira Cidade – Poderia dar um exemplo?
Jaime – Li um artigo do Carlos de Andrade que foi o resultado de uma conversa que ele teve com o vereador Ricardo Veron. Para ele, a Avenida Presidente Wilson não diz nada e deveria se chamar Bacharel Cosme Fernandes. Então eu pergunto: o nome dele todo é Cosme Fernandes Pessoa. Qual é o documento que ele teria em mãos para saber que realmente ele foi o bacharel da história de São Vicente? Para alguns historiadores, era Francisco Chaves. Para Washington Luís, nunca foi identificado. Por isso, é preciso muita cautela para se dar o nome a essa avenida. Sabemos, através da História, que veio para cá um homem formado em letras e muito inteligente, mas ninguém sabe com certeza quem era ele.

Primeira Cidade - Onde o senhor aprendeu tanto sobre a história de São Vicente?
Jaime - Eu convivi e tive contato com muitos historiadores, como Edson Telles de Azevedo, Chico Martins, Jaime Franco, Costa e Silva Sobrinho... Eles me chamavam de velho moço, pois eu era jovem na época. Mesmo em São Paulo, eu era freqüentador da Livraria Olintho Moura, onde se reuniam os intelectuais da Capital, todos eles profundos conhecedores da História. E eu me encontrava com eles.

Primeira Cidade - Quais suas principais fontes de pesquisa?
Jaime - Olha, eu já pesquisei no Museu Paulista, Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Arquivo do Estado, arquivos paroquiais, principalmente em São Paulo. A Cúria Metropolitana tem muita coisa, o Arquivo do Estado também. O primeiro recenseamento de São Vicente, de 1765, está lá. Além disso, eu freqüentava a casa desses historiadores, que tinham muita coisa em seu arquivo particular, eu tirava cópias... Mas a maior preciosidade são os arquivos paroquiais.

Primeira Cidade – Por quê?
Jaime – Porque não havia cartório naquele tempo, e tudo se registrava na Igreja. Nascimentos, casamentos, óbitos, testamentos, vendas de terras, tudo era na Igreja. Às vezes deixo algumas pessoas curiosas quando pergunto: “Os cemitérios foram criados em 1850, por um aviso régio proibindo os sepultamentos nas igrejas. E essa gente toda, que morreu antes da criação dos cemitérios públicos, foram enterradas onde?”. Nas igrejas, capelas, templos. E eu tenho esse livro de inumações, que copiei do arquivo do Costa e Silva. Traz todo o pessoal que foi sepultado nas igrejas, inclusive na Matriz de São Vicente.

Primeira Cidade – Deve trazer dados muito interessantes...
Jaime – Eu estava na Prefeitura e fui procurado por um cidadão da família Carvalho Franco, de São Paulo, que era bisneto de um ascendente que veio para São Vicente para cuidar do pulmão, mas acabou morrendo aqui. Ele não encontrou na Cúria Diocesana de Santos a nota de falecimento do parente dele, e queria algum documento sobre isso, pois era um grande genealogista e historiador. Queria saber a data do falecimento e tal. E foi através do livro de inumações que eu tenho que ele conseguiu, pois o corpo foi sepultado aqui, na Matriz de São Vicente.

Primeira Cidade – Qual o maior inimigo da pesquisa histórica?
Jaime – O que eu tenho escutado de estudantes que me procuram é: “Fui a tal lugar e não me deixam consultar o livro, fui a tal lugar e está fechado, ou então encontro má vontade do funcionário, ou ele não tem conhecimento daquilo que eu pergunto e já vai me dizendo que não há nada sobre esse assunto”. Esse' é o maior inimigo da pesquisa histórica: a má vontade [risos].

Primeira Cidade - Qual a recompensa que a pesquisa história lhe traz?
Jaime – A satisfação de conhecer a História e fazer o que gosto. Não existe maior recompensa.

logotipo

Bem-vindo ao Clube do Choro de Santos! Aqui você vai conhecer melhor os nossos projetos e trabalhos, saber dos nossos anseios, sonhos e objetivos. Sinta-se nosso convidado, aprecie sua visita e volte sempre!