Artigos

O LUTHIER

Luthier Homero Nardy
Apresentamos o Luthier Homero Nardy,nascido na cidade de Mirassol, no dia Seis de fevereiro de mil novecentos e quarenta e dois. Está atualmente em São Bernardo do Campo (SP), um dos amigos do Clube do Choro de Santos.

Homero, quando não está trabalhando em sua oficina - como na foto ao lado - sempre que pode, aparece nas rodas de Choro. Os instrumentos por ele confeccionados são de excelente qualidade.

Um pouco mais sobre este grande Luthier...

Você toca algum instrumento?
Violão clássico.

Onde trabalhou como Luthier e quando começou a fabricar instrumentos musicais?
Nunca trabalhei em industrias de instrumentos musicais. Sou autodidata. Comecei a desenvolver meu trabalho no ano de 1988.

Que matérias primas utiliza e quais mais prefere?
Utilizo o jacarandá da Bahia, o abeto alemão, o cedro Canadense e escala de ébano Indiano.

O que Você considera como mais importante num instrumento?
O timbre e o equilíbrio.

Que instrumentos você fabrica?
Violão clássico, 7 cordas, flamenco, tenor, cavaquinho, bandolim e viola caipira.

Qual o preço e prazo de entrega do instrumento?
É difícil de dizer. Meus instrumentos são totalmente artesanais. Tudo é feito aqui, de acordo com o desejo do músico. Depende de uma conversa, de como ele deseja o instrumento. Envolve diferenciação de madeiras, tempo de maturação, origem da madeira, climatização, sonoridade, acabamentos e etc. Por isso que todos os instrumentos são de certa forma especiais e saem com timbre personalizado Homero Nardy para o músico. Minha grande preocupação é com a qualidade e não produtividade de instrumentos.

Que dica você nos dá para a conservação de um instrumento?
Alguns procedimentos são básicos, tais como: Não bater, deixar cair, guardar o instrumento sempre que possível em estojo térmico apropriado, evitar contato intenso com o sol ou altas temperaturas. Não usar produtos abrasivos ou que possam atacar o verniz, utilizar cordas de boa procedência e etc.

Quais os encordoamentos usados nos instrumentos Homero Nardy?
Encordoamentos HannaBach super HIGH NYLON, ref. 8152SHT-Tension, por exemplo são excelentes e preferidos por mim.

O que Você indica para captação?
Captadores Fisheman são muito bons e muitas vezes evitam "cortes" nos instrumentos.

Cite alguns artistas que já possuem instrumentos Homero Nardy
Roberto Barbosa ( Canhotinho - Demônios da Garoa), Milton Mori (tachinha), Everson - Quinteto Branco e Preto, Jorce Maciel - Grupo 5 companheiros de Santos, Joca 7 Cordas - Santo André, vários músicos violonistas clássicos, flamencos e etc.em Madri - Espanha.

Como adquirir um violão Homero Nardy?
O contato é direto comigo via telefone: 11 4396-2760/9918-3404 ou diretamente no Atelier: Rua Luiz Dal Molin, 246 - Bairro Terra Nova II - São Bernardo do Campo, próximo à Volkswagen.


Entrevista Feita Por: Luiz Pires

Outubro/2008

logotipo

Bem-vindo ao Clube do Choro de Santos! Aqui você vai conhecer melhor os nossos projetos e trabalhos, saber dos nossos anseios, sonhos e objetivos. Sinta-se nosso convidado, aprecie sua visita e volte sempre!