Artigos

Conjunto CalungaMILTINHO DO CAVAQUINHO

Milton Hilsdorf Sales nasceu em Santos a 15 de maio de 1938. Seu primeiro contato com instrumentos musicais foi aos oito anos de idade com uma gaita de boca, passando depois para o violino e, finalmente, aos dezessete anos, para o cavaquinho, instrumento que toca até hoje.

Miltinho começou brincando com uma palha de vassoura de piaçava "arranhando" as cordas de um cavaquinho. Tempos depois conheceu Gentil Benedito da Silva, grande cavaquinista e integrante do Conjunto Calunga, seu primeiro mestre. Já músico consagrado, Miltinho foi convidado pelo flautista Carlos Poyares a integrar seu grupo, tendo participado de diversos eventos, dentre eles, na posse do Presidente Fernando Henrique Cardoso em Brasilia, quando de sua primeira eleição. Na ocasião, o conjunto contava com os seguintes integrantes: Clóvis (violão 7 cordas), Edison (violão de 6 e 7 cordas), Dárcio (pandeiro), Carlos Poyares (flauta) e Miltinho (cavaquinho). Esse grupo chegou a se apresentar em diversos paises da Europa, dentre eles, Portugal, França, Holanda e Espanha.

Além do conjunto de Poyares, Miltinho também atuou com o Conjunto Calunga em São Vicente, com Evandro e seu regional em São Paulo e, atualmente, integra o Conjunto Cinco Companheiros em Santos. Miltinho cita também nomes de grandes amigos e músicos que considera seus mestres, dentre eles, Zinomar Pereira, Jacozinho e Jacarandá. Porém, sua grande influência no foi Valdiro Frederico Tramontano, o Canhoto, uma das maiores referências do cavaquinho no Brasil e, segundo ele, o maior centrista de todos os tempos.

Miltinho e presidente LulaNoutra oportunidade, o flautista, saxofonista e compositor Toledo da cidade de Cubatão (SP), convidou Miltinho para tocar na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), quando da vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no ano de 2007. O grupo Toledo e seu regional, na ocasião, compunha-se dos seguintes músicos: Mauro (violão de 7 cordas), Edinho (pandeiro), Toledo (sax e flauta) e Miltinho (cavaquinho).

Milton participou de diversas gravações de discos (LPs e CDs) com grandes nomes da MPB, destacando-se o cantor Noite Ilustrada, Evandro e seu regional, Luizinho 7 cordas, Pinheiro 6 cordas, Zequinha do pandeiro e o pistonista Felpudo.

logotipo

Bem-vindo ao Clube do Choro de Santos! Aqui você vai conhecer melhor os nossos projetos e trabalhos, saber dos nossos anseios, sonhos e objetivos. Sinta-se nosso convidado, aprecie sua visita e volte sempre!