Artigos

Conjunto CalungaMAURICY MOURA

Nascido a 3 de janeiro de 1926 em São Vicente (SP), Mauricy Moura faleceu aos 51 anos de idade. Iniciou sua carreira com o Conjunto Calunga. Na noite de 7 de outubro de 1938, acompanhados de Edison Teles de Azevedo, correspondente de A Tribuna em São Vicente, visitaram a redação deste jornal os menbros do conjunto infantil Calunga, ou seja, os irmãos Mauricio e Mauricy Moura (violões), os irmãos Avelino Tomás (pandeiro) e Raquel Avelino (cantora), além de Gentil Silva (cavaquinho). O grupo infantil executou varias peças musicais no Salão Nobre de A Tribuna.

Fonte: Jornal A Tribuna de Santos (29/2/1976).

O Conjunto Calunga se apresentava em vários locais da região, dentre eles, o Cassino da Ilha Porchat. Como eram crianças, Dona Georgina confiava a guarda dos meninos ao Sr. Evaristo (pai dos irmãos Cotuba, muito conhecidos em São Vicente), e era quem levava o conjunto para todos os lados.

O Conjunto Calunga também obteve, talvez, maior sucesso com Edésio (pandeiro) e Jarina (cantora) que, depois de atingir a maioridade, tornou-se a primeira Rainha do Carnaval Santista. Dona Georgina era pianista, muito exigente musicalmente e não permitia falhas no conjunto, sendo muito rígida nos ensaios. Lá da cozinha, se ouvisse um acorde errado, gritava chamando a atenção dos meninos.

Conjunto Calunga em 1944Mauricy Moura, descoberto e revelado pelo então produtor musical e jurado de TV, Alfredo Borba, foi considerado o sucessor de Silvio Caldas, apontado pela crônica especializada da Musica Polular Brasileira como "o maior seresteiro do Brasil", destacando-se pela voz grave e lamuriante. Apresentava-se frequentemente na Rádio Atlântica de Santos e na Rádio Bandeirantes da capital, fazendo parte também do "cast" da Rádio Excelsior. Por volta de 1948 Mauricy passou a cantar sozinho na televisão, principalmente nos programas de Airton Rodrigues na TV Tupi e nas boates paulistanas.
Coube ao cantor Vicentino Mauricy Moura o privilégio de gravar, pela primeira vez, uma música do maestro Antonio Carlos Jobim. Trata-se da composição "INCERTEZA"(Tom Jobim - Newton Mendonça), em 1953

Recebeu vários premios no rádio e na televisão, dentre eles, o Troféu Roquete Pinto, que era muito importante na época.

logotipo

Bem-vindo ao Clube do Choro de Santos! Aqui você vai conhecer melhor os nossos projetos e trabalhos, saber dos nossos anseios, sonhos e objetivos. Sinta-se nosso convidado, aprecie sua visita e volte sempre!