Artigos

Conjunto CalungaCARLINHOS DO PANDEIRO

Carlos Pinto, o Carlinhos do pandeiro, nasceu em São Vicente (SP) no dia 26 de janeiro de 1933. Embora "arranhe" algo no bandolim e no cavaquinho, Carlinhos teve os primeiros contatos com o pandeiro em diversas rodas de choro das quais participava desde muito menino. Seu primeiro grupo foi com Maurício Moura (irmão de Mauricy Moura) na Rádio Atlântica de Santos, a PRG-5, chegando também a tocar com o Regional do Evandro em diversos espetáculos. Como dito acima, Carlinhos não toca somente pandeiro, pois acabou por se transformar em multiinstrumentista, tocando, além do cavaquinho e do bandolim, violão de 6 e 7 cordas. O primeiro conjunto regional tinha na formação os seguintes músicos: Hugo Fernandes (violão 6 cordas), Zinomar Pereira (cavaquinho solo), Gentil (cavaquinho centro), Robertinho (acordeon), Maurício Moura (violão 7 cordas), além, é claro, do próprio Carlinhos no pandeiro.

Lembra-nos Carlinhos que, dos diversos grupos em que tomou parte, a formação original do grupo do DADINHO era a seguinte:
Dadinho (bandolim), Zé de Barros (violão), Teco (acordeon), Miltinho (cavaquinho centro), Zinomar Pereira (cavaquinho solo) e Carlinhos (pandeiro).

Mais tarde, Dadinho (Osvaldo Pasquarelli Bartolotto) fundou o Conjunto FLOR AMOROSA com a seguinte formação: Jorge Maciel (violão 7 cordas), Carlinhos (pandeiro), Plinio Ganev (timba), Moacir Cardoso (flauta), Chiquinho (cavaquinho) e João Carlos Leite (vocal).

Tempos depois, com o surgimento do Conjunto Cinco Companheiros, Carlinhos passou a fazer parte do mesmo ao lado de Jorge Maciel, Miltinho, Joãozinho e Hugo Fernandes, os dois últimos, lamentavelmente falecidos. Atualmente, a formação do grupo é a seguinte: Jorge Maciel (violão 7 cordas), Miltinho (cavaquinho), Monteiro (bandolim), Priscila (flauta) e, obviamente, Carlinhos (pandeiro).

A título de curiosidade e esclarecimento - pois muita gente pergunta - o nome do grupo "Cinco Companheiros" não tem nada a ver com o número de seus integrantes, pois a relação é com o nome do famoso choro de Pixinguinha, "Os Cinco Companheiros".

logotipo

Bem-vindo ao Clube do Choro de Santos! Aqui você vai conhecer melhor os nossos projetos e trabalhos, saber dos nossos anseios, sonhos e objetivos. Sinta-se nosso convidado, aprecie sua visita e volte sempre!